Como escolher a cadeira ideal para o home office e evitar dores

Saiba como escolher a melhor cadeira para home office e garantir mais conforto e produtividade na hora de trabalhar dentro de casa

None
Foto: Shutterstock

por Mariana Oliveira
Publicado em 31/07/2020 às 16:43
Atualizado às 16:43

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Trabalhar em casa se tornou parte da rotina de funcionários de diferentes ramos, no entanto, não são todos que possuem um espaço adequado para isso. Em situações como essa, é muito importante saber como escolher a melhor cadeira para o home office, pois ela vai influenciar diretamente no seu conforto e na sua produtividade.

Com diversas opções para você adquirir, é importante se atentar a vários fatores além da questão estética. Material, altura, encosto, revestimento e braços são partes para ficar de olho na hora da compra. Pensando nisso, montamos um guia completo para te ajudar.

Como escolher a cadeira ideal?

Para saber se a cadeira escolhida é adequada ao ambiente de trabalho, é importante saber se ela se encaixa na norma regulamentadora NR 17. Ou seja, ela precisa ter pés giratórios que não deixem ela se mexer involuntariamente e uma superfície estofada com um material que permita a transpiração.

Além disso, se atente ao tamanho do encosto, que deve proteger a região da lombar, porque isso pode interferir na hora de se sentar corretamente e ter graves consequências. “A má postura, no geral, pode causar fadiga, dores nos olhos, na cabeça e no pescoço, além de desconforto nas costas, desencadeando até escoliose, hiperlordose, LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e tendinites”, alerta a fisioterapeuta Gislaine Milena Marton.

Outro item para ficar atento são os braços reguláveis, já que eles são responsáveis por te sustentar sem forçar demais os cotovelos. Por isso, o ideal é que eles tenham entre 20 a 25 centímetros de altura, contando a partir do assento. Se a sua cadeira está dentro desse padrão, então ela é a escolha certa.

Cuidados para melhorar seu home office

Agora que você já escolheu a cadeira perfeita para o home office, é importante ficar de olho em alguns detalhes da organização do seu ambiente de trabalho. O ideal é que a tela do seu computador fique na altura dos olhos. Para isso, utilize um suporte ou, até mesmo, livros e revistas para nivelar a altura.

Mantenha os pés sempre encostados no chão e o mouse o mais próximo possível do seu corpo, para evitar grandes esforços para usá-lo. Pausas durante o expediente também são bem-vindas. “Fazer alguns intervalos para levantar e se movimentar é importante para evitar que a dor se instale”, afirma Gislaine. Além disso, elas ajudam a relaxar o corpo e a mente e aumentam sua produtividade.

E não se esqueça de manter esse hábitos mesmo em momentos de lazer no sofá ou na cama, para não prejudicar sua coluna. “A dica é usar um travesseiro no encosto do sofá ou da cama e um outro embaixo dos joelhos, para que a coluna esteja bem apoiada e reta. Também é possível colocar um outro travesseiro em cima da perna para apoiar os braços e mexer no celular, se for o caso”, explica a fisioterapeuta.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.