Carboidratos: veja 5 alimentos ricos nesse composto orgânico!

Os carboidratos são os grandes amigos de quem busca eliminar aquela gordurinha localizada. Portanto, invista em um dos 5 alimentos a seguir!

suco de beterraba
Foto Shutterstock.com

Os alimentos ricos em carboidratos complexos, que contêm índice glicêmico (IG) e são ricos em vitaminas B, ferro, fibras e minerais podem contribuir para perda de peso, se consumidos de maneira correta em uma dieta balanceada.“Por conter o carboidrato complexo, eles promovem uma digestão mais lenta, dando saciedade por um período maior”, explica a nutricionista Haydee Maria Rodrigues Pozzi.

suco de beterraba

Foto Shutterstock.com

 1. BETERRABA

Segundo Haydee, ela auxilia na dieta por sua composição de vitaminas e minerais, trazendo mais equilíbrio nutricional ao organismo. É rica em nutrientes como acido fólico, manganês, potássio, vitamina C e fibras.

2. MIRTILO (BLUEBERRY)

Ele ajuda o organismo por conta das fibras presentes em sua composição, do baixo teor de calorias, do baixo IG, por ser rico em antioxidantes e conter altas concentrações de antocianina. “Também é um alimento bom para a saúde dos olhos, pois melhora a sensação de cansaço e a visão noturna, sendo eficiente para indivíduos que ficam muito em frente a computadores”, explica Haydee.

3. QUINOA

O grão pode ser considerado um alimento completo, pois além de fornecer proteínas de alto valor biológico, contém vitaminas C, E e do complexo B. Também possui uma boa quantidade de minerais, como ferro, fósforo e cálcio.

Leia também: 

4. BATATA-DOCE

O baixo índice glicêmico da batata-doce promove a entrada da glicose na circulação sanguínea de maneira mais lenta, fazendo o organismo receber energia por mais tempo e dando a sensação de saciedade prolongada. Quando o objetivo da dieta é o ganho de massa muscular, é importante comer esses alimentos ao longo do dia e antes do treino, pois fornece energia adequada para o exercício. “Até 1 hora depois da atividade física é recomendado comer um alimento rico em proteínas, como iogurte, para facilitar a hipertrofia muscular”, diz a nutricionista.

5. MAÇÃ

A fruta é poderosa em antioxidantes e grande aliada da reeducação alimentar para o emagrecimento. “Na casca da maçã é onde se encontram a maior parte das fibras, ajudando na sensação de saciedade e diminuindo o volume de calorias ingeridas para matar a fome”, explica a nutricionista. Os polifenóis e os flavonoides, presentes na maçã, assim como a vitamina C, protegem as células da ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento.

Consultoria Haydee Maria Rodrigues Pozzi, nutricionista