Canela, gengibre e pimenta turbinam o emagrecimento!

Já ouviu falar em alimentos termogênicos? Além de elevarem a temperatura corporal, eles são ótimos aliados do emagrecimento saudável!

pimenta, canela e gengibre
Foto: Shutterstock Images e iStock/Getty Images | Design: Rafael Nakaoka

Alguns alimentos têm ativos que contribuem para aumentar a temperatura do corpo e são considerados substâncias termogênicas. “Quando ingerimos calorias, elas são usadas para a produção de energia celular e calor. Quanto maior a capacidade de produzir calor, mais calorias são gastas na sua dissipação, levando a uma aceleração do metabolismo e emagrecimento. O corpo vai trabalhar para dissipar o calor e manter a temperatura corporal estável. Esse mecanismo é conhecido como termogênese”, afirma Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular. A pimenta, o gengibre e a canela são alguns exemplos de alimentos termogênicos. Mas não é só esse benefício que eles possuem. Abaixo, você confere as propriedades de cada um!

pimentas vermelhas

Foto: Shutterstock Images

Pimenta vermelha

A pimenta vermelha é rica em capsaicina, substância responsável pelo sabor picante e que consegue elevar em até 25% o metabolismo, além de ser responsável pela quebra de gordura no tecido adiposo. Seu consumo eleva a temperatura corporal e aumenta a circulação sanguínea, gastando calorias para o corpo conseguir voltar à temperatura ideal de 36ºC. Veja receitas com o ingrediente:

RECEITA: SUCO DE MAMÃO COM PIMENTA

Ingredientes:
*1 xícara (chá) de mamão sem casca e sem sementes picado
*1 copo grande (250ml) de água
*1/2 colher (sopa) de linhaça dourada
*Pimenta vermelha fresca a gosto
*1 folha de couve
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

 

SAIBA MAIS

Mais opções: conheça variedades de ingredientes termogênicos!

Água gelada potencializa a perda de peso!

Cardápio: emagreça com alimentos termogênicos todos os dias!

 

canela

Foto: iStock.com/Getty Images

Canela

A canela tem ação estimulante e é termogênica, o que contribui para acelerar o metabolismo e gastar mais calorias. Segundo a nutricionista Andrea Tavares Hirga, seu elevado teor de cálcio também atua no emagrecimento. Além disso, ela possui substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir doenças crônicas, como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

RECEITA: SHAKE TERMOGÊNICO

Ingredientes:
*2 xícaras (100ml) de café forte em uma forma de gelo congelada
*1 copo (200ml) de leite desnatado gelado
*1 pitada de canela
*1 medida de whey sabor baunilha, chocolate ou caramelo
Modo de preparo
Bata 3 cubos do café com os ingredientes e beba em seguida.

gengibre

Foto: Shutterstock Images

Gengibre

O gengibre tem ação digestiva, desintoxicante e é um termogênico natural, capaz de aumentar em 20% a temperatura corporal, fazendo com que o organismo gaste mais energia durante a digestão e, consequentemente, auxiliando no emagrecimento. Ele também rico em componentes bioativos, como gingeróis e seus derivados. Por esse motivo,  agrega muitos benefícios à saúde!

RECEITA: SUCO DE CENOURA, MAÇÃ E GENGIBRE

Ingredientes:
*4 cenouras
*1 maçã
*2 laranjas
*Suco puro de 1 limão
*1 pedaço de gengibre
*1/2 copo (100ml) de água ou água de coco
Modo de preparo
Passe em uma centrífuga ou bata no liquidificador todos os ingredientes com a água ou água de coco. Se preferir, acrescente mais água para deixar a mistura menos cremosa. Beba a seguir.

Consultorias: Clarissa Uezima e Lilian Speziali, nutricionistas; Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular