Café da manhã: 3 sugestões saudáveis para começar bem o dia

O café da manhã é a refeição mais importante, pois fornece energia para o dia todo! Confira 3 sugestões saborosas e saudáveis.

Café da Manhã, cereais, tigela, jarra com leite, frutas, brioche
Foto Shutterstock.com

Depois de cerca de 8 horas de sono, ao despertar, o organismo precisa de energia para conseguir desempenhar todas as suas funções, por isso, o café da manhã é indispensável. “Ficamos em jejum durante toda a noite, logo, a primeira refeição do dia é a mais importante e não deve ser abolida da dieta jamais”, diz a nutricionista Carolina Marques. Confira, a seguir, 3 opções saudáveis de café da manhã para você começar o dia com muita disposição!

Café da Manhã, cereais, tigela, jarra com leite, frutas, brioche

Foto Shutterstock.com

Fórmula certa

Carolina explica que, para um café da manhã ser considerado saudável e completo, ele precisa conter:

  • 1 fonte de carboidrato complexo (de preferência integral): cereais matinais, pão integral, biscoito integral, torrada integral, aveia;
  • 1 porção de fruta ou suco natural: laranja, acerola, kiwi, pêssego, mamão, banana;
  • 1 porção de proteína magra: queijo branco, pasta de soja, iogurte desnatado, peito de peru, leite desnatado.

Saiba mais:

Quais os melhores grãos e cereais para cada refeição?

9 maneiras de acrescentar fibras à sua refeição

Refeição rápida: 7 dicas para agilizar na cozinha!

Sugestões

Você pode combinar os alimentos de acordo com sua preferência, desde que contenha 1 porção de cada dos grupos citados acima. Mas, atenção: apesar da importância dessa refeição, preste atenção às quantidades ingeridas. A seguir, confira 3 sugestões saborosas e saudáveis dadas pela nutricionista Carolina.

morango e mirtillo

Imagem Giphy.com

  • 1 fatia de pão integral + 1 fatia de queijo branco + 1/2 mamão papaia. O pão desse tipo é rico em fibras e uma boa fonte de energia. O queijo fornece proteína e cálcio, importante para a formação dos ossos e para a comunicação cerebral. Já o mamão é fonte de vitamina C e papaína, enzima que favorece a digestão.
  • 1 copo de shake de morango: 1 copo (250ml) de leite de soja + 6 morangos + 1 colher (sopa) de farelo de aveia. O licopeno presente no morango previne câncer de próstata e seus antioxidantes combatem a degeneração celular. Além de ser uma fonte de cálcio, o leite de soja equilibra os níveis de colesterol no sangue. Essa função também é desempenhada pela aveia, por causa da betaglucana, substância que ainda previne o câncer de cólon e diminui a absorção da glicose em diabéticos.
  • 1 pote (170g) de iogurte desnatado + 1 banana amassada + 1 colher (sobremesa) de mel + 1 colher (sopa) de farinha de linhaça triturada. Ótima fonte de proteína, o iogurte aumenta as defesas do organismo e melhora o funcionamento intestinal. A banana tem baixo teor de gordura, é rica em fósforo, cálcio, ferro e potássio. Já a linhaça contém ômegas 3 e 6, aliados contra cardiopatias e o surgimento de tumores.