Você sabia que o cacau ajuda na saúde do cérebro? Venha conferir

Além de ser uma das guloseimais mais queridas do mundo, o chocolate ainda pode representar ganhos para a saúde de todo o organismo. A substância principal na composição do doce é responsável pela manutenção da memória e do bem-estar

Venha descobrir como o cacau ajuda na saúde do cérebro. FOTO: Shutterstock
Venha descobrir como o cacau ajuda na saúde do cérebro. FOTO: Shutterstock

Se você é fã de chocolate, uma boa notícia: cientistas da Universidade de L’Áquila, na Itália, descobriram que o consumo de flavonoides, substâncias naturais presentes no cacau ajuda a melhorar funções cognitivas, como memória e raciocínio. Ou seja, o consumo regular do cacau ajuda na saúde do cérebro! Os pesquisadores analisaram um grupo de 90 idosos com dano cognitivo brando (MCI), um problema cerebral precursor do Alzheimer, e verificaram notável aumento na fluência verbal e no nível de atenção dos participantes que consumiram o composto todos os dias ao longo de 8 semanas.

Cacau ajuda na saúde do cérebro e muito mais!

Os motivos da melhora ainda são desconhecidos, porém os pesquisadores acreditam que o fato possa estar relacionado a um tipo específico de flavonoide, a (-)-epicatequina. Segundo os cientistas, o nutriente ajuda a aumentar a circulação do sangue e estimular o crescimento de vasos sanguíneos, o que favorece a oxigenação no cérebro, melhorando suas funções.

E o cacau ajuda na saúde do cérebro e de outras partes do corpo, sabia? Os resultados preliminares apontam que o composto também pode ajudar a combater  hipertensão. Entre os índios Kuna das ilhas do Panamá é comum o hábito de tomar em média cinco copos de bebida de cacau rica em flavanóis. Em comparação com a população Kuna do continente, que não tem o mesmo costume, eles apresentam uma taxa muito menor de hipertensos em sua população.

O fruto é ainda mais saudável consumido in natura. FOTO: Shutterstock

O fruto é ainda mais saudável consumido in natura. FOTO: Shutterstock

Que tal cacau nos sucos?

Com tantas substâncias benéficas que o cacau possui, é quase um desperdício ingeri-lo somente processado em doces e esquecer da fruta fresca. Preparar sucos é a melhor forma de aproveitar a sua polpa, que pode ser obtida retirando as sementes e esfregando-as em uma peneira, sobre um recipiente, com a ajuda de uma luva. “O suco de cacau possui sabor exótico e agradável, é rico em açúcares e pectina”, afirma a nutricionista Juliana Castelli.

A fruta aumenta a disposição por possuir cafeína, uma substância estimulante, também presente no café e no guaraná, que afasta o sono e a fadiga. Já a pectina é uma fibra solúvel que melhora a digestão e ajuda no controle do colesterol.

TPM e chocolate

E qual a relação do chocolate com a TPM? Durante o pico da TPM, o gasto calórico aumenta. Essa alteração pode gerar um gasto energético a mais de até 100 calorias. Além disso, na TPM acontece uma modificação hormonal: o aumento da progesterona e a diminuição do estrogênio. Essas variações causam a diminuição da serotonina. A queda da serotonina faz a gente ter vontade de comer alimentos calóricos e doces. Por isso a necessidade do chocolate, que também tem o triptofano, um precursor da serotonina.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Juliana Castelli, nutricionista