Guia completo para cuidar do cabelo no inverno e mantê-lo saudável

Dicas essenciais para você manter os fios hidratados na época mais fria do ano

cabelo no inverno
Foto: Shutterstock

Você pode não perceber, mas os nossos hábitos diários mudam na estação mais fria do ano. Estresse, alimentação, bebidas, tudo isso influencia na saúde da pele e também do cabelo no inverno.

“Com a queda brusca do clima, os banhos se tornam mais longos e quentes. O couro cabeludo, que é rico em glândulas sebáceas, sofre um ressecamento excessivo causado pela alta temperatura e o resultado é a produção de oleosidade rebote, o que deixa os fios pesados e favorece o surgimento da caspa e da queda capilar”, explica a tricologista e dermatologista Kédima Nassif.

Para evitar qualquer problema no cabelo durante esse período, você pode tomar algumas atitudes diárias que fazem toda a diferença. Assim como abstrair outras da sua rotina.

Comportamentos para se atentar com o cabelo no inverno

Comece pelo banho

A preocupação com a saúde dos fios deve começar já no momento da higienização, com o shampoo, condicionador, máscara e temperatura da água. Não se esqueça de fazer hidratações semanais, além de investir em produtos de qualidade e que mantenham o brilho e a maciez das madeixas.

É indicado que os fios sejam lavados de dois em dois dias. “A não ser que a pessoa faça exercícios diariamente, pois, nesse caso, é permitido lavá-los assim que fazê-los, uma vez que o suor é prejudicial aos fios”, afirma o hairstylist Gennaro Preite.

Hidratação do cabelo no inverno

A máscara ideal para nutrir os fios pode conter na composição produtos derivados de vegetais (manteiga de karité, manteiga de cacau, manteiga de oliva, óleo de algodão, óleo de jojoba), com ativos que repõem os nutrientes necessários para manter o cabelo nutrido e bonito ao longo da estação.

Temperatura do chuveiro

Evitar água muito quente, pois ela retira a oleosidade natural da pele e do couro capilar, provocando ressecamento e caspa. A temperatura deve ser no máximo de 35 a 40 graus. Dica: se todo o espelho estiver embaçado, a água deve estar em excessivos 60 graus aproximadamente. Diminua para manter a saúde do cabelo no inverno.

Uso de condicionador e cremes sem enxágue

Caso tenha o costume de utilizar artigos específicos para o pós-banho, aplique da metade para baixo nos fios e evite contato com o couro cabeludo para prevenir descamações. Lave sempre retirando bem o produto.

Secador

Não coloque o secador em contato direto com os fios. O certo é deixá-lo, no mínimo, a 10cm do couro cabeludo para não provocar queimaduras e nem prejudicar as madeixas. Lembrando que um bom equipamento é aquele que seca seu cabelo o mais rápido possível.

Isso porque o jato de ar quente abre as cutículas do fio e, quanto mais demorada o processo, mais ele fica exposto à agressão. Finalize sempre a escova com um jato de ar frio. Ele fecha as escamas do cabelo, mantém o penteado por mais tempo e, ainda, protege as madeixas.

Resquícios

Se você andou abusando dos mergulhos no mar e em piscinas com cloro nos raros dias quentes que surgem no meio do inverno, saiba que isso pode prejudicar a saúde das madeixas. “Além de desidratarem, fragilizam a estrutura dos fios e fazem com que eles se quebrem e fiquem ressecados”, comenta a dermatologista.

Para minimizar os danos da última, faça hidratações com produtos à base de proteínas e queratina, que ajudam a recuperar a maciez e o brilho. Os tratamentos de choque também são indicados nesse caso, pois eles têm efeito mais rápido e são próprios para quem está com as madeixas extremamente ressecadas, porosas e danificadas.

Acessórios

Utilizar gorros, toucas e chapéus pode aumentar a oleosidade e causar irritabilidade no couro cabeludo, por isso, o aconselhável é não usar todo dia, principalmente se os fios estiverem bem secos.

Alimentação

Não devemos esquecer o consumo de água, frutas e verduras, que ajudam na hidratação e, consequentemente, na beleza e saúde dos fios. Cenoura, espinafre, aveia, soja, laranja, salmão, morango e agrião são alguns dos alimentos que ajudam a fortificar as madeixas, graças aos nutrientes presentes em suas composições.

Receitas caseiras para as madeixas

Manter o brilho

Uma dica valiosa é deixar uma garrafa de água mineral no banheiro com uma colher (sopa) de vinagre de maçã. Jogue nos fios ao final do banho. Além de combater a oleosidade do couro, o truque ajuda a manter o brilho.

Fortalecer a raiz

Com um garfo, amasse bem 2 kiwis e misture com 1 colher (sopa) de óleo de cenoura e 2 colheres (sopa) de máscara concentrada. Após misturar bem os três ingredientes e de já ter lavado os fios somente com shampoo, aplique a mistura por todo comprimento e pontas. Deixe agir por quinze minutos e enxágue completamente, sem deixar resíduos. Finalize com o condicionador de sua preferência.

Produtos para tratar os fios

Equalizador de porosidade

“Um produto ótimo para tratar o cabelo no inverno é o equalizador de porosidade. Vendido na forma de spray, ele cede íons negativos e equilibra o pH das madeixas, fazendo com que elas fiquem brilhantes e soltas. Compre em casas especializadas”, indica Gennaro.

Esse problema capilar pode ser causada por químicas, altas temperaturas do secador e da chapinha, além de fatores externos, que fazem com que as cutículas se abram, gerando um cabelo extremamente seco.

Protetor térmico

Nesse período, o cabelo também demora mais para secar depois de lavado, por isso o uso do secador se torna mais frequente. “Para evitar que o cabelo fique mais seco, o truque é usarmos sempre um protetor térmico. Também é importante hidratar bem os cabelos, pois o fio saudável é mais resistente e a hidratação é fundamental”, afirma a dermatologista Kédima.

Shampoo detox

Invista no shampoo anti-resíduos para remover o excesso de oleosidade e os restos de produtos deixados no cabelo durando o dia.

Máscara

Mesmo que os fios fiquem mais ressecados no inverno o ideal é não abusar das máscaras de tratamento, já que elas são mais pesadas e podem piorar a oleosidade. “Aplique uma vezes por semana. Assim, você melhora o aspecto ressecado sem deixar oleoso”, enfatiza Kédima.

Leia também: