Medicamento Buscopan gotas é retirado do mercado e não será mais fabricado

O remédio Buscopan gotas, conhecido por seu efeito analgésico, teve sua fabricação pausada e não será fabricado por tempo indeterminado. Entenda:

buscopan, Anvisa
Foto: Reprodução/iStock

O medicamento Buscopan Composto gotas, conhecido por seu uso indicado como analgésico para dores intestinais, estomacais e cólicas menstruais, foi recolhido do mercado e teve sua fabricação suspensa por decisão da Boehringer Ingelheim do Brasil, farmacêutica que produz o remédio. De acordo com a empresa em uma nota oficial, o medicamento que estava em circulação “não oferece risco à saúde do paciente”.

No mês de maio, a Boehringer anunciou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o fim temporário da fabricação do medicamento. Eles iniciaram o processo de retirada de circulação em 13 de junho.

Ainda de acordo com a fabricante, o motivo do recolhimento seria por causa de “resultados fora de especificação identificado durante estudo de estabilidade” e que o procedimento foi “voluntário e preventivo”. A pausa também vai acontecer em países como Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Paraguai. A empresa também anunciou que os outros produtos da linha Buscopan continuam disponíveis para os consumidores.

 

LEIA TAMBÉM