Bicarbonato de sódio: 12 maneiras de usar essa substância na cozinha!

O bicarbonato de sódio é um grande aliado na cozinha! Ele pode ser utilizado na limpeza de inúmeros utensílios domésticos e também é ótimo na culinária!

Colher com bicarbonato de sódio e um poco de água.
FOTO: Shutterstock.com

O bicarbonato de sódio é uma substância muito comum na indústria. Mas, ele também pode ser de grande utilidade no dia a dia na cozinha, principalmente quando o assunto é limpeza. Confira!

Colher com bicarbonato de sódio e um poco de água.

FOTO: Shutterstock.com

GELADEIRA: passe uma solução de 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em 1 litro de água quente para acabar com a sujeira e o mau cheiro.

MICRO-ONDAS: para amolecer a sujeira, ligue o aparelho com um pote com água dentro por 3 minutos para fazer vapor. Depois, dissolva 2 colheres (sopa) de bicarbonato em um copo com água, umedeça um pano e esfregue bem por dentro do forno. Seque em seguida.

PIA: despejar frequentemente 1/2 xícara (chá) de bicarbonato de sódio seguida de água quente ajuda a prevenir entupimentos.

ESPONJA: deixar a esponja de molho durante a noite em uma solução de água e bicarbonato de sódio ajuda a conservá-la por mais tempo.

SAIBA MAIS

4 receitas caseiras para limpar panelas e deixá-las brilhando!

7 dicas para tirar o mau cheiro da geladeira!

9 truques para deixar o forno limpo e brilhante!

FORNO: retire a gordura aplicando uma mistura de 1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara (chá) de vinagre branco, 1 xícara (chá) de sal amoníaco e 3,5 litros de água quente. Para limpar a porta, use uma flanela umedecida em água quente com bicarbonato de sódio. Mas, lembre-se: ao lidar com a mistura, use luvas de borracha e mantenha a cozinha arejada.

FOGÃO: limpe facilmente a sujeira do fogão, limpando com água e um pouco de bicarbonato misturados.

GORDURAS: coloque um pouco de bicarbonato no detergente e passe no local engordurado.

PANELAS: coloque as panelas de alumínio de molho em água com bicarbonato e depois lave normalmente para deixá-las brilhando.

Usos do bicarbonato de sódio no preparo de alimentos!

  • Use como substituto do fermento para massas de pães, bolos e biscoitos;
  • Para higienizar as verduras, deixe-as de molho em uma solução de 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio para cada litro de água por 25 minutos;
  • Deixe empanados mais crocantes, misturando 1 colher (sopa) de bicarbonato à farinha de rosca;
  • Para amaciar a carne, use 1 colher (sobremesa) no tempero.