O poder da Bíblia Sagrada: mais fé com as palavras de Deus

A Bíblia Sagrada é o livro divino dos cristãos. Nela estão contidas todas as revelações, ensinamentos e manifestações do Senhor Deus e de seu Filho.

mulher segurando Bíblia Sagrada com terço rezando
Foto: iStock.com/Getty Images

A Bíblia Sagrada é o livro divino dos cristãos. Nela estão contidas todas as revelações, ensinamentos e manifestações do Senhor Deus e de seu Filho.

Ao todo, são 73 registros, divididos em Antigo Testamento (46 livros) e Novo Testamento (27 livros). Hoje, a Bíblia é considerada um dos livros mais populares do mundo, e já foi traduzida para a maioria dos idiomas oficiais existentes.

Dicas para o momento de ler a Bíblia Sagrada

Todos os dias devem ter algumas horas dedicadas à palavra da salvação. Algumas dicas podem ajudar na hora da leitura da Bíblia Sagrada:

Oração para antes da leitura

“Deus, onipotente e misericordioso, desejamos escutar o que dizeis. Vossa palavra é luz para nossos passos e com segurança a vós nos conduz. Queremos penetrar no sentido das escrituras como Jesus recomendou: elas dão testemunho Dele, da sua verdade, do seu perdão, do seu amor. Ilumine nosso entendimento o divino Espírito Santo, que inspirou os santos homens a escreverem as páginas sagradas. Dóceis ao ensinamento da igreja, que interpreta as escrituras com autoridade, possam compreender o que dizem e sentir em sua leitura o coração ardente, como os discípulos no caminho de Emaús, quando Jesus ressuscitado lhes explicou as passagens que no Antigo Testamento a ele se referem. Dai-nos experimentar, também nós, o quanto a ‘escritura, divinamente inspirada, é útil para ensinar, para convencer, para corrigir e para instruir na justiça, a fim de que todo o homem de Deus seja perfeito e esteja preparado para toda boa obra’. Por Cristo Senhor nosso. Amém.”

Oração para compreensão bíblica

“Ó Jesus, o maior professor de todos os tempos, agradecemos pelo presente que nos deixaste, a santa Bíblia. Tu inspiraste profetas e apóstolos, fazendo com que eles eternizassem a palavra sagrada. Sempre mantém minha fé na santa palavra, acreditando que ela é originária do Espírito Santo, não de autoria dos homens como alegam falsos professores. Continua guiando-me através destes livros, concedendo-me a visão e sabedoria necessárias para entender plenamente os teus mistérios. Agradeço pelos teus ensinamentos retos. Tua generosidade é superabundante! Amém.”

Oração para preparar a leitura

“Purifica, Senhor, o meu coração e os meus lábios, como outrora purificaste com uma brasa viva os lábios do profeta Isaías, para que eu saiba ler a tua palavra e me deixe guiar por ela. Não são só estes meus lábios que o carvão ardente deveria purificar – lábios infiéis que falam palavras de vaidade e de cólera – mas também estes ouvidos sempre prontos a ouvir os ruídos do mundo mais que a palavra e a mentira mais que a verdade, estes meus olhos que não sabem abrir-se para a luz, porque se fizeram amigos da escuridão. É todo o meu ser que espera a queimadura do anjo para ser purificada a minha alma, a minha consciência, a minha imaginação e este meu coração que tão mal tem sabido amar. Que tudo o que em mim é impuro arda, a fim de que a Palavra de Deus me penetre sem cessar num amor constante, na alegria da revelação. Amém.”

LEIA TAMBÉM

Edição: Beatriz Albuquerque

Fontes: www.pneuma-rc.pt; Livro O Poder da Oração, nº 3, Editora Santuário, 2005.