Berinjela em farinha ou cápsula? Saiba qual é a melhor para o consumo!

As diferenças da berinjela em farinha e em cápsula são poucas, mas podem mudar todo seu objetivo! Saiba qual é a melhor opção para o que você procura.

Berinjela em rodelas
Foto: Shutterstock.com

A berinjela tem muitos benefícios como o combate ao colesterol ruim (LDL), proteção o coração, além de ser diurética e auxiliar no emagrecimento. Mas, qual a melhor forma de consumi-la, já que ela pode ser encontrada in natura, como farinha e em cápsulas?

Para reduzir o colesterol

A berinjela é indicada no tratamento contra o colesterol ruim, pois possui elevadas taxas de fibras e antioxidantes. Segundo um estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizado em 2010, a berinjela em farinha é a forma mais eficaz na redução do colesterol ruim (LDL), pois possui uma quantidade de fibras insolúveis superior às outras formas do legume.

Berinjela em rodelas

Foto: Shutterstock.com

Xô, gordurinhas!

Na luta contra a balança, tanto a farinha de berinjela quanto as cápsulas são muito eficientes! No organismo, a farinha de berinjela, por exemplo, se dissolve e transforma-se em gel, que absorve uma parte das gorduras e dos açúcares. Além disso, as fibras da farinha, em contato com a água no estômago, ganha volume e preenche o espaço, dando a sensação de saciedade, evitando a fome fora de hora. Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela UFRJ, mulheres que consumiram a farinha emagreceram mais que as que consumiram o legume in natura. Já as cápsulas funcionam da mesma forma, reduzindo a fome durante a dieta. Quando consumidas com água, as fibras presentes nas cápsulas aumentam de tamanho, preenchendo o estômago. Além disso, elas auxiliam no bom funcionamento do intestino e reduzem o nível de açúcar no sangue. O ideal é tomar uma cápsula de 300mg meia hora antes das três principais refeições, acompanhada de um copo de 250ml de água.

Farinha de berinjela x mix de grãos e cereais

Ambas são poderosas no emagrecimento quando utilizadas na dieta. Mas, qual a diferença entre a farinha de berinjela e o mix de ração e cereais? “A diferença é que a farinha de berinjela é um extrato seco, desidratado do alimento, já a ração humana é composta por um mix de cereais”, explica a nutricionista Vivian Zollar. Ou seja, a berinjela é um alimento pobre em calorias e gorduras, mas uma fonte rica em fibras. Já os cereais são boas fontes de carboidratos e contêm uma menor quantidade de fibras e micronutrientes. Mas lembre-se: ambos são complementos alimentares e não devem substituir as refeições. Pelo contrário, seus efeitos são mais eficazes quando acompanhados de uma boa alimentação!

LEIA TAMBÉM