Tapioca com mais cor: saiba quais são os benefícios da massa colorida

Turbine a massa com alimentos que, além de deixar a tapioca com mais cor, ajudam na perda de peso e ficam ainda mais gostosas

Tapioca rosa turbinada com beterraba em um prato branco sob uma mesa de madeira, do lado direito um pote branco com salsinha e outro com queijo para deixarem a tapioca com mais cor.
Foto: Shutterstock.com

Para quem quer fazer dieta e continuar comendo coisas gostosas, a tapioca é um ingrediente fundamental. E para turbinar ainda mais seus benefícios, existem alguns alimentos que deixam a tapioca com mais cor e, quando acrescentados na massa da iguaria, viram uma potência para a saúde e para o emagrecimento.

Experimente as coloridas

Se você já viu tapiocas coloridas e achou que tinham algum tipo de corante, está muito enganada! Elas possuem ingredientes especiais que as deixam daquela cor. “Acrescentar frutas e verduras na massa é uma maneira de garantir vitaminas e minerais importantes para o funcionamento adequado do organismo. Além de fornecer fibras solúveis e insolúveis que trazem o aumento da saciedade e a regularização da função intestinal”, comenta a nutricionista Flávia da Silva Santos.

Aprimore

As vantagens de acrescentar alimentos que, deixam a tapioca com mais cor, e são fontes de fibras na massa é que eles reduzem o índice glicêmico e, consequentemente, diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos contidos na tapioca. Adicionar chia, aveia, hortaliças ou linhaça na massa do alimento, segundo a nutricionista, ajuda na perda de peso. Isso porque eles aumentam a saciedade, reduzem a absorção de gordura e carboidrato e estimulam o fluxo intestinal.

Preparar, rechear, comer!

Não há segredos na hora de preparar as coloridinhas. Para acrescentar grãos à massa, basta misturá-las com a farinha e colocar na frigideira. Porém, se o desejo for adicionar hortaliças, frutas ou verduras, é necessário fazer o suco do ingrediente primeiro. Por exemplo: bata o vegetal cru com a água em um liquidificador. Peneire o suco e misture à massa, até ficar uma cor uniforme. Deixe na geladeira de um dia para outro para decantar. Escorra bem o líquido da goma e seque a superfície com um pano. Você pode congelar essa massa para usá-la aos poucos, ou peneirar, colocar na frigideira, rechear e comer!

ACRESCENTE

Além de milagrosos para o emagrecimento, esses alimentos são grandes amigos da saúde. Saiba o porquê:

• Chia: reduz o risco de doenças cardiovasculares, evita o envelhecimento precoce, controla o diabetes e melhora o fluxo intestinal.

• Aveia: controla o colesterol, facilita a digestão, fortalece o sistema imunológico e reduz a ansiedade.

• Cenoura e beterraba: têm função antioxidante, são fontes de vitamina A e revigoram a imunidade e a visão.

• Linhaça: tonifica o cérebro e a visão, auxilia no bom funcionamento dos rins, diminui a retenção de líquidos e alivia sintomas da TPM.

Além das cores

Não é só a tapioca com mais cor que podem estar turbinadas. Você já ouviu falar de crepioca? Esse alimento nada mais é do que uma tapioca com ovo em sua composição. O ovo é uma importante fonte de aminoácidos necessários para o organismo, e acrescentá-lo na tapioca auxilia no aumento do tecido muscular e dá sensação de saciedade por mais tempo.

Consultoria: Flávia da Silva Santos, professora do curso de Nutrição da Anhanguera de Niterói (RJ)

LEIA TAMBÉM