6 motivos para introduzir alimentos orgânicos nas suas refeições

Saiba porquê inclui-los em sua dieta e como eles são capazes de melhorar sua saúde

benefícios dos orgânicos
Foto: Reprodução

Você conhece os benefícios dos orgânicos? Após a comprovação de que o uso de agrotóxicos é extremamente prejudicial à saúde e ao meio ambiente, o cultivo de alimentos livres dessas substâncias químicas voltou a ganhar força. O método mais natural já é aplicado em diferentes campos que vão além das frutas, verduras e hortaliças.

Hoje, é possível encontrar opções de óleos, vinho, carnes e ovos cultivadas sem os defensivos agrícolas, evitando a todo custo a aplicação de antibióticos, anabolizantes ou hormônios no organismo dos animais, por exemplo. A prática reduz o sofrimento desses bichos e proporciona um alimento mais saudável para o consumo humano.

Principais benefícios dos orgânicos

Alimentos com mais nutrientes

Longe de agrotóxicos, os solos são enriquecidos com adubos naturais. Tal forma de cultivo tem como consequência uma maior absorção dos nutrientes da terra pelos alimentos. Isto é, verduras e legumes acabam sendo ainda melhores para a saúde.

Mais saúde

Além de serem mais nutritivos, ao não utilizarem substâncias químicas, como agrotóxicos, fertilizantes, antibióticos e hormônios, seu consumo evita desde reações alérgicas e respiratórias, distúrbios, sobrepeso, problemas neurológicos e, até mesmo, câncer.

Mais sabor 

Ao dispensar produtos químicos e altamente tóxicos em seu cultivo, os alimentos orgânicos acabam por ser, também, mais saborosos. O gosto das frutas, legumes e vegetais tornam-se puros e concentrados, bem como seus aromas. Tais benefícios, tornam as refeições agradáveis e são uma ótima opção para atrair o paladar infantil.

Movimenta a economia local

Como boa parte da sua produção é feita por pequenos agricultores, que tem seu sustento apenas a partir da renda obtida com esses alimentos, comprar orgânicos também é uma forma de movimentar a economia local. Aparte disso, ao não utilizar intensa mecanização e produtos tóxicos, eles precisam de maior cuidado, o que acaba por aumentar a mão-de-obra no campo.

Preservação do meio ambiente

Ótimos para a nossa própria saúde, como já explicamos, o cultivo de alimentos orgânicos também é uma forma de preservação e equilíbrio da natureza, já que respeitam o ciclo espontâneo da terra. Desta forma, protegendo o solo dos danos causados pelos agrotóxicos e a vida animal em geral.

Maior durabilidade

Além dos diversos outros benefícios dos orgânicos, o cultivo ecologicamente correto também propicia que os alimentos, como frutas e verduras, sejam capazes de durar mais. Um pé de alface orgânico, por exemplo, continua bom por cerca de uma semana se conservado dentro da geladeira.

Leia também: