Dê a largada: conheça alguns dos benefícios da corrida

Precisa de um incentivo para começar a correr? Confira algumas vantagens que o esporte pode proporcionar para seu corpo e saúde!

A corrida é uma aliada de que deseja perder peso.
A corrida é uma aliada de que deseja perder peso. Foto: iStock

Exercício que cuida do corpo e da mente, a corrida ganha cada vez mais adeptos a cada nova (e boa) descoberta da ciência acerca de seus benefícios. Grande aliada de quem quer emagrecer, a prática tem muito mais a oferecer. Confira!

Cérebro

A corrida estimula o cérebro a produzir dois hormônios: um que tem ação calmante e outro que dá sensação de prazer e reduz a dor. Trata-se de uma fórmula infalível contra estresse. “Durante o exercício, o fígado produz uma substância que estimula o nascimento de neurônios, o que melhora a memória. Com maior irrigação sanguínea no local, diminuem as chances de acidentes vasculares”, acrescenta o doutor em educação física Marco Túlio de Mello.

Pele

A pele de quem corre se regenera com maior facilidade e é mais firme. “Isso porque os nutrientes que estimulam a produção de colágeno e elastina circulam em maior quantidade no sangue. As toxinas são eliminadas mais intensamente pelo aumento da transpiração, que também tem efeito hidratante”, diz o especialista.

Sistema circulatório

“O número de células vermelhas do sangue aumenta. Levando em conta que são elas que transportam oxigênio via hemoglobina, isso proporciona maior oxigenação do corpo todo”, explica Marco. Contando com mais oxigênio, todos os órgãos conseguem trabalhar a todo vapor.

A corrida não faz bem apenas para o corpo, também é um ótimo exercício para quem precisa relaxar.

A corrida não faz bem apenas para o corpo, também é um ótimo exercício para quem precisa relaxar. Foto: iStock

Músculos

Os músculos das estruturas mais utilizadas, como os membros inferiores, aumentam, mas não é algo que se compare com a hipertrofia da musculação. “Além disso, os músculos desenvolvem uma pequena porção de força, uma resistência que é mantida por um longo período de tempo.”

Coração

O órgão se fortalece de tal maneira que passa a trabalhar mais, fazendo menos esforço, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares. “Ocorre uma hipertrofia do músculo cardíaco que permite que até em repouso sejam necessários menos batimentos para bombear a quantidade de sangue ideal”, explica Marco

Articulações e pés

O constante impacto das passadas da corrida é importante para a construção de massa óssea e a estruturação dos membros inferiores e da região mais baixa da coluna vertebral. “Ossos e ligamentos mais fortes são as principais alterações que ocorrem, por isso é necessário um trabalho de fortalecimento que evite o risco de lesão”, complementa Marco.

Gorduras

Promovendo uma intensa queima de calorias, a corrida enxuga qualquer silhueta, dando fim principalmente na gordura que não é aparente e se concentra em volta dos órgãos. “É que essa é a principal fonte de energia que o corpo utiliza após estímulos aeróbicos”, explica Marco.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Marco Túlio de Mello, doutor em educação física

 

LEIA TAMBÉM: