Exagerou na bebida? Confira 5 benefícios do chá de boldo para curar a ressaca

Carnaval, folia e diversão! É normal que nessa época as pessoas exagerem na bebida, né? Mas o chá de boldo é um grande aliado contra a ressaca. Confira!

Xícara de chá de boldo
FOTO: Gisele Tesser/Colaboradora

Época de festas, Carnaval e muita diversão. É normal que nesses momentos algumas pessoas exagerem na bebida, o que acaba gerando a tão temida ressaca no dia seguinte. Mas existem diversos alimentos e chás que ajudam a combater esse problema, como o chá de boldo! Essa planta tem diversos benefícios e promete ajudar também no combate à ressaca. Confira!

Xícara de chá de boldo

FOTO: Gisele Tesser/Colaboradora

1.  Elimina o álcool

Um dos principais benefícios do boldo é que ele ajuda a estimular o funcionamento do fígado, provocando uma eliminação do álcool no organismo. Como consequência, o mal-estar passa mais rápido. A planta tem um aroma forte, parecido com hortelã, e contém uma substância de sabor amargo chamado lactona. É essa substância a principal responsável por agir no fígado.

2. Diurético 

Além de melhorar a digestão, inclusive de gorduras, o boldo é um ótimo diurético! Ele faz com que o organismo elimine mais água, gerando um efeito de “limpeza”. Esses efeitos positivos também ajudam a melhorar a azia e a gastrite.

3. Forma de consumo

O boldo pode ser consumido em forma de chá e também em folhas secas, já que ambos são muito benéficos graças a seus efeitos desintoxicantes. Pessoas que tem má digestão, disfunções no fígado ou que estão sofrendo com a ressaca, podem consumir o chá todas as noites ou após as refeições. É importante não ultrapassar o consumo de 4 xícaras por dia, já que a planta pode causar problemas se for consumida com exagero!

boldo

Foto: Gisele Tesser

4. Ajuda extra

Uns agem no fígado, outros no alívio da enxaqueca, mas todos servem para melhorar o organismo após muita bebida alcoólica. Conheça alguns alimentos que ajudam na luta contra ressaca:

  • Leite
  • Banana
  • Suco de tomate
  • Atum
  • Suco de laranja

5. Chá de boldo contra a ressaca

Algumas receitas ajudam bastante no combate imediato da ressaca. Confira:

Ingredientes: 1 xícara (chá) de água, 1 colher (sopa) de folhas frescas de boldo-da-terra picadas

Modo de preparo: leve a água ao fogo e deixe ferver durante 5 minutos. Após o tempo recomendado, desligue e adicione o boldo. Tampe e espere amornar. Coe, adoce com mel a gosto e tome até 3 xícaras (chá) no dia seguinte a exagerar na bebida.

mulher com ressaca

Foto: Divulgação

Cuidado!

É importante, porém, ficar atenta para o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. “O álcool, quando usado excessivamente, pode trazer diversos malefícios a longo prazo como a cirrose hepática, doenças cerebrovasculares, gastrite, tuberculose, diabetes mellitus, entre diversas outras doenças, além da própria dependência de álcool”, alerta o psicólogo João Alexandre Borba.

Texto: Jussara Tech. Edição: Thamires Motta 

LEIA TAMBÉM