Conheça os benefícios dos banhos terapêuticos para sua saúde

Após um dia estressante, um banho pode cair muito bem para relaxar, não é mesmo? Existem banhos terapêuticos que, além disso, geram muito bem-estar

mulher em uma banheira com pétalas de rosa, ilustrando um dos banhos terapêuticos
Foto: PureStockX/DIOMEDIA

Poucos momentos são tão tranquilizantes quanto o do banho, mas um incrementado com ervas, aromas, flores, vinho, chocolate, lamas ou águas medicinais é realmente uma ocasião especial de carinho e tratamento do corpo, da mente e das emoções. Na cidade mineira de Araxá, por exemplo, a tradição dos banhos terapêuticos nas águas sulfurosas e radioativas e na lama da região atrai milhares de turistas.

Benefícios das águas

1• A água sulfurosa utilizada em banhos terapêuticos estimula o metabolismo, além das funções do fígado e do pâncreas, fluidificando a bílis e auxiliando no processamento da glicose.

2• Ela ajuda as funções intestinais e é recomendada para doenças ácidas, como gota, artrite reumatoide e alergias. Essa água ainda é usada no tratamento de infecções, como psoríase, eczemas crônicos e dermatites.

3• A água radioativa incentiva o metabolismo celular e energético, o que aumenta as defesas e a vitalidade do corpo. Ela é desintoxicante e diurética, além de ser consumida para tratar infecções dos rins e fígado.

4• Costuma ser usada também para aliviar nefrites e urecemias (acúmulo de ácido úrico no sangue). Sua ação diurética ajuda em casos de desintoxicação hepatorenal.

5• A lama das termas também é muito conhecida por sua ação terapêutica. Ela tem propriedades anti-inflamatórias, combate doenças reumáticas, artrites, artroses, fibromialgia, tendinites, contusões, etc.

Tipos de banhos terapêuticos

LEIA TAMBÉM

Texto: Alessandra Morgado/Colaboradora