Benefícios da amora para o coração e muito mais, confira!

Essa frutinha pequena que aparece no final de agosto pode ser muito mais poderosa do que você imagina, venha conhecer sobre os benefícios da amora para o coração e um pouquinho mais. Boa leitura!

Proteja a saúde do coração com alimentos naturais e saudáveis! FOTO: Shutterstock.com

Você sabe o que o coração faz ou para que ele serve? É um dos órgãos mais importantes do nosso corpo! Ele é o responsável por bombear sangue para todo o organismo, levando para as células oxigênio e nutrientes. Exatamente por isso que devemos ter um cuidado especial com esse órgão, sempre visando sua saúde e seu bem-estar! Existem alguns alimentos que ajudam nessa missão, protegendo contra doenças cardiovasculares! Para conhecer um pouquinho mais, separamos benefícios da amora para o coração e outras propriedades, confira abaixo!

A fruta

Benefícios da amora para o coração

Típica da primavera, a amora é muito poderosa! FOTO: Shutterstock.com

Com coloração arroxeada e sabor que varia entre adocicado e levemente azedo, a amora vem ganhando espaço na alimentação de quem deseja emagrecer. Existem três tipos da fruta que são mais conhecidas e se diferenciam pela coloração: negra, vermelha e branca. Porém, todas são repletas de vitaminas e minerais em seus frutos, folhas e troncos. O consumo da amora pode ser na forma de chás, farinha, cápsulas ou ao natural.

Boa para tudo!

Graças à presença de antocianinas, substâncias antioxidantes que dão a coloração arroxeada, a amora ajuda a evitar o envelhecimento celular causado pelos radicais livres, agindo na prevenção de doenças do coração, câncer e derrames. “Conhecida como a planta reguladora dos hormônios, o chá de amora atua com bastante eficácia nos sintomas da menopausa: irritação, ansiedade, nervosismo, dores musculares e das articulações e calores. Também tem efeito diurético, que ajuda no processo de emagrecimento”, salienta Rogério Frade, nutricionista esportivo de São Paulo. Outros nutrientes da amora são os minerais como magnésio, fósforo, potássio e cálcio, além de vitaminas C e E, que também são antioxidantes. A fruta tem ação laxativa, sedativa, expectorante, refrescante, emoliente, adstringente e calmante. Seu potencial diurético é capaz de reduzir a retenção hídrica, eliminar inchaço e ajudar na perda de peso.

Curiosidade

Benefícios da amora para o coração

A amora também ajuda na saúde do cabelo. FOTO: Shutterstock.com

Você sabia que a amora também pode ajudar na estética? Essa fruta tem propriedades que tornam o seu cabelo saudável. É bem conhecido que ela promova o crescimento do cabelo, evitando deste modo a perda do mesmo. É especialmente boa para pacientes com câncer que se submeteram à quimioterapia pois os folículos pilosos são rejuvenescidos pela substância extraída do fruto.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Rogério Frade, nutricionista esportivo de São Paulo

 

LEIA TAMBÉM: