Novelas para recordar: Belíssima, tramas em família e uma vilã inesquecível

Quem não se lembra de Fernanda Montenegro como Bia Falcão? A novela que também contava com Cláudia Abreu, Tony Ramos, Glória Pires e Lima Duarte no elenco foi um sucesso na faixa das nove

Por Erika Alfaro - 19/05/2018
Novela Belíssima: Pedro, Henri Castelli, e Vitória, Cláudia Abreu, na Grécia

Foto: Divulgação/Globo/Zé Paulo Cardeal

Na Grécia, o aventureiro Pedro (Henri Castelli) e a ex-menina de rua Vitória (Cláudia Abreu) decidiram recomeçar suas vidas depois de tanto sofrer com o preconceito da família do rapaz. Feliz, o casal administrava um restaurante e planejava seu casamento. Enquanto isso no Brasil, a avó de Pedro, Bia Falcão (Fernanda Montenegro), uma mulher poderosa e calculista, atormentava a neta Júlia (Gloria Pires), herdeira da fábrica de lingeries Belíssima. Para a vilã, Júlia não tinha a coragem e o talento da falecida mãe para continuar administrando os negócios da família Assunção.

Perdas

Anos mais tardes, uma tragédia revirou a vida de todos: Pedro foi assassinado misteriosamente. Sem recursos para permanecer no exterior, Vitória voltou ao Brasil com a filha Sabina (Marina Ruy Barbosa) e Nikos (Tony Ramos), que se apaixonara por Júlia no casamento da amiga. Mesmo sabendo que Bia Falcão era capaz de tudo para prejudicá-la, Vitória aceitou morar com a família do falecido marido. A megera ameaçava tomar Sabina da mãe e armou contra Vitória, que foi parar na cadeia acusada de matar o marido.

Mistérios e trapaças

Mas a vilã estava com os dias contados! Bia Falcão morreu num acidente de carro e levantou a suspeita de ter sido assassinada. Enquanto isso, Júlia teve sua vida transformada: casou-se com o sedutor André (Marcello Antony) que, na verdade, tramava um golpe contra ela. O pilantra conseguiu roubar sua fortuna, assumir a presidência do Grupo Assunção e ainda a traiu com sua filha Érika (Letícia Birkheuer).

Ao longo do enredo, os mistérios começaram a ser desvendados. Apaixonado e arrependido, André revelou que o golpe dado em Júlia foi por ordem de outra pessoa. A vilã Bia Falcão retornou dos mortos como se nada tivesse acontecido, mas o delegado
Gilberto (Marcos Palmeira) estava disposto a colocá-la atrás das grades.

Capítulos finais

No final da trama, descobre-se que André foi contratado por Bia para afastar a neta da empresa. Vitória descobriu que é a filha abandonada da vilã com o turco Murat (Lima Duarte), que a recebeu de volta com carinho. Bia foi acusada de encomendar a morte de Pedro por engano, e fugiu para Paris depois de assassinar seus cúmplices. Júlia foi ao encontro de Nikos na Grécia onde se casaram.

Curiosidades

• Enquanto a novela estava no ar, a Globo Marcas lançou uma linha de lingeries com o nome Belíssima.
• A personagem de Fernanda Montenegro era tão adorada pelo público, que o autor decidiu trazê-la de volta à trama mesmo depois de sua morte.
• Para manter o suspense, Silvio de Abreu chegou a divulgar o último capítulo com diferentes finais.

Ficha técnica: Belíssima

• Emissora: Globo
• Capítulos: 209
• Autor: Silvio de Abreu
• Exibição: 07 de novembro de 2005 a 07 de julho de 2006 às 20h

LEIA TAMBÉM

Texto: Fernanda Rosa/Colaboradora | Edição: Érika Alfaro