Além de ajudar a emagrecer e a conquistar massa magra, a banana verde controla a glicemia!

Entenda como a banana verde controla a glicemia e se convença de inserir de uma vez por todas essa fonte de saúde na alimentação!

banana verde controla a glicemia
Incluir a banana verde na alimentação diária é uma ótima maneira de ganhar bem-estar! FOTO: Shutterstock

Pode parecer estranho consumir uma fruta antes de ela madurar. E aquele gostinho, que “amarra” na boca, que muita gente não gosta? Bom, a solução é, em vez de dar uma bela mordida na banana verde, consumi-la em forma de biomassa e farinha, que podem ser inseridas em tantos pratos diferentes que é até difícil de imaginar. Mas o assunto aqui é: por que a banana verde faz tão bem à saúde? Saiba que, além de regular os níveis de colesterol e manter o intestino funcionando direitinho, essa versão da fruta ainda é uma aliada e tanto na saúde do diabético. Quer saber mais? Vem com a gente!

Auxílio importante

O tipo 2 do diabetes ocorre, na maioria das vezes, por causa do sedentarismo e da obesidade. Ambas possuem em comum o fato da alimentação ter influência, tanto na prevenção, quanto no controle do problema. A banana verde, por exemplo, é uma ótima opção na manutenção dos níveis ideais de glicemia!

Outras opções, além da farinha e da biomassa de banana verde, possuem essa importante característica de manter regulada a ação da insulina. Laticínios, maçã, pera, ameixa, brócolis, berinjela, pepino, batata-doce, oleaginosas e verduras em geral são alguns dos alimentos que devem ser priorizados no cardápio pelo
baixo índice glicêmico.

banana verde controla a glicemia

A banana verde também pode ser consumida em forma de farinha e biomassa! FOTO: Shutterstock

Como ela pode ajudar?

As fibras presentes na banana verde são responsáveis por diversos benefícios. Um dos mais especiais deles é o combate ao diabetes tipo 2 (já que o tipo 1 já nasce com a pessoa, ou seja, não é desencadeado por maus hábitos, como má alimentação, sedentarismo e obesidade). “A suplementação da dieta com fibras solúveis é considerada uma medida eficiente no tratamento de diabéticos, pois a fibra induz a um perfil lipoproteico mais adequado em longo prazo”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. Além disso, a fruta também é eficiente quando o assunto é regular a absorção intestinal dos açúcares provenientes dos alimentos, evitando os picos de glicemia no sangue. Com esse benefício, ela demora a ser digerida; dessa forma, a absorção da glicose no sangue é gradual e mais lenta.

 

O seu corpo só tem a agradecer!

Os benefícios da banana verde vão bem além do controle do diabetes. “Ela é considerada um alimento funcional por ser rica em amido resistente, que melhora a saúde intestinal – pois favorece o crescimento e a multiplicação das bactérias intestinais que, por sua vez, são fundamentais para a saúde do sistema imunológico e para a adequação do trânsito do intestino. Além disso, a fruta também ajuda na saciedade e diminui a compulsão alimentar, o que contribui para o emagrecimento”, explica a nutricionista Mariana Ferri d’Ávila.

 

Compreenda melhor o seu exame de sangue!

Para saber se a sua taxa de açúcar no sangue está em dia, um exame de glicemia em jejum pode ajudar. O resultado é dado em miligramas de glicose por decilitro de sangue. Confira o que os resultados indicam:

  • Até 99mg/dl: normal;
  • De 100 a 126mg/dl: glicemia em jejum alterada, ou pré-diabetes;
  • Acima de 126mg/dl: diabetes, sendo necessários outros exames para confirmar a suspeita.

 

Consultoria Mariana Ferri d’Ávila e Greice Caroline Baggio, nutricionistas

 

 

LEIA TAMBÉM