Aveia: conheça os poderes desse cereal nutritivo que ajuda na perda de peso!

Rica em silício e proteínas, a aveia pode ser sua grande aliada no processo de emagrecimento com saúde. Confira mais sobre esse cereal!

Aveia, pote, madeira, cereal
Foto: Shutterstock.com

A aveia possui cálcio, ferro, proteínas, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e E, além de fibras e carboidratos. Por ter grande quantidade de fibras solúveis, ela auxilia no bom funcionamento intestinal e a diminuir a absorção do colesterol total e do LDL (mau colesterol). Mas, além de influenciar beneficamente no organismo, ela também é ótima para quem quer ficar tranquila com a balança.

Bem para o corpo!

De acordo com a nutricionista Márcia Loureiro, o consumo de aveia traz uma série de vantagens. Uma delas é proporcionar o aumento das defesas do corpo, uma vez que contribui para a saúde da flora intestinal. “Afinal, 60% do total das imunoglobulinas do nosso organismo estão presentes no intestino. Toda vez que estimulamos a microbiota intestinal, acabamos produzindo mais anticorpos, o que melhora a imunidade”, afirma. Além disso, ela controla a quantidade de açúcar no sangue, acalma os nervos, melhora a concentração e o esgotamento mental (pois contém triptofano, aminoácido precursor da serotonina), acalma e suaviza a pele em casos de eczemas, dermatites atópicas e urticária, ajuda a facilitar a digestão, assim como aumenta a saciedade e combate a depressão.

Pele renovada com aveia!

Como a aveia é rica em silício e proteínas, seu consumo também é bom para a renovação dos tecidos da pele. Isso ajuda nas divisões celulares e resulta em melhor aparência, bem mais saudável. Ela também contém beta-glucanas, substâncias que diminuem o desenvolvimento da inflamação cutânea, diminuindo o processo que eleva o estresse orgânico, retardando o envelhecimento da pele.

Aveia, farinha

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Perdendo os quilos…

Uma das razões para a aveia ajudar a eliminar peso é que ela possui dois tipos de fibras: as insolúveis, que as enzimas do nosso organismo não conseguem “quebrar”. E as fibras solúveis, que são parcialmente digeridas pelo intestino. “Elas formam um gel que forra a parede do estômago e do intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade. A fibra solúvel também é responsável por diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. Isso é uma vantagem muito boa, pois, em quantidade adequada, auxilia na perda de peso. Sendo assim, o consumo da aveia é interessante para quem faz dieta”, afirma Márcia.

Ideal

Estudos demonstram que 30 gramas, ou seja, aproximadamente três colheres de sopa de aveia diariamente é o suficiente para obter os benefícios. Por causa do alto teor de fibras, o consumo deve ser acompanhado da ingestão de líquidos, ideal de cinco a seis copos. O consumo de aveia é contraindicado para quem tem a doença celíaca, que é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada na aveia e em outros alimentos, que provoca no organismo dificuldade de absorver os nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. Pessoas que possuem intolerância alimentar também devem evitá-la.

Consultoria: Márcia Loureiro, nutricionista

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