Entenda: aplicativos que chegaram para substituir o cartão de crédito

Pode até parecer exagero, mas para muitos internautas e até especialistas, a tendência do cartão de crédito é ser aos poucos substituído pelo smartphone

None
Divulgação/Samsung

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/07/2016 às 18:12
Atualizado às 14:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Será que o cartão de crédito já está com os dias contados? Pode parecer exagero, mas para muitos internautas e especialistas, a tendência do cartão é ser, aos poucos, substituído pelo smartphone. O diretor de Inovação da Cielo, Luiz Henrique Didier Jr., revelou para o jornal Zero Hora que acredita que “em um futuro próximo, os hábitos de pagamento das pessoas irão convergir para o ambiente mobile”.

Divulgação/Samsung

Divulgação/Apple

Também conhecido como ‘mobile payment‘ ou pagamento móvel, a ideia de fazer pagamentos pelo celular e tablet já é uma realidade no Brasil. Um dos recursos mais comuns é o uso de aplicativos que fazem a leitura do código de barras dos boletos e já conseguem realizar o pagamento.

Mas não são só esses softwares que perceberam que o futuro das compras pode estar no smartphone. Conheça alguns apps que realizam esses recursos e facilitam sua vida na hora de conseguir um serviço!

Samsung Pay

O Samsung Pay é baseado no uso de tecnologia NFC (comunicação por proximidade): basta aproximar o celular de um  terminal de compra que contenha um chip que possibilite transações financeiras entre os dois suportes. Criado pela Samsung, esse tipo de pagamento móvel é simples e funciona em praticamente qualquer lugar em que você possa inserir ou passar seu cartão.

Divulgação/Samsung

Divulgação/Samsung

UniPay

Baseado no mesmo conceito anterior, com tecnologia de comunicação por proximidade, o UniPay é voltado para smartphones Android, Windows Phone e iOS. Ele também permite que você receba pagamentos pelo celular! Muito útil para comerciantes ou para vendas no geral, basta abrir o aplicativo e digitar o número do cartão de crédito do cliente para confirmar a compra. Você só vai precisar de acesso à internet.

Reprodução/Kuni Takahasi / Bloomberg

Reprodução/Kuni Takahasi / Bloomberg

Google Wallet

Criado em 2011, o Google Wallet tem o objetivo de facilitar a vida das pessoas durante o uso dos serviços de crédito ou débito. Basicamente, o que ele faz é reunir no aplicativo os dados pessoais e bancários do usuário, para que você não tenha que fazer essa operação todas as vezes que for realizar uma compra pela internet.

Divulgação/Google

Divulgação/Google

Zuum, Meu Dinheiro Claro e Oi Carteira

Voltada para operadoras de telefonia, as empresas Vivo, Claro e Oi lançaram seus serviços associados ao cartão de crédito. O uso é simples: você informa seu número de celular para a loja onde está fazendo a compra, recebe uma mensagem de texto com os detalhes do que está comprando, e depois autoriza a transação digitando a senha do cartão de crédito direto no aparelho!

Reprodução/iStock

Reprodução/iStock

Apple Pay

Especialmente voltado para o sistema iOS, a Apple Play permite que você reúna cartões de crédito e débito dentro do aplicativo, transformando o celular em uma “carteira móvel”. O aplicativo funciona tanto para compras online quanto pela tecnologia NFC (em que você aproxima o aparelho de outro sistema que gera a conexão com o cartão de crédito de forma online).

FOTO: Reprodução/Shutterstock.com

FOTO: Reprodução/Shutterstock.com

Uber

O serviço de transporte Uber é um dos aplicativos que melhor demonstra como funciona a nova tecnologia em que você “deixa o cartão de crédito em casa”. Para solicitar o transporte – parecido com um táxi – você não precisa de dinheiro vivo nem do cartão de crédito em mãos. As transações são feitas online, por meio do registro cadastrado no aplicativo. É só abrir o Uber, solicitar a viagem e entrar no carro!

Divulgação/Uber

Divulgação/Uber

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.