Celular mais rápido: 6 dicas para acelerar o sistema Android

Os smartphones e tablets podem apresentar certa lentidão após um tempo de uso - Confira algumas dicas para otimizar o uso de seu Android!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/07/2016 às 19:01
Atualizado às 14:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Após algum tempo de uso, é comum que os smartphones e tablets com sistema Android apresentem certa lentidão. Isso porque o sistema acaba se sobrecarregando. Porém, com algumas atitudes simples, é possível otimizar o desempenho dos aparelhos. Confira abaixo algumas delas!

Mulher, segurando celular, smartphone, Android, fotos, ícones

FOTO: Shutterstock.com

1) Limpe o cache dos aplicativos

Alguns dados de pouca utilidade podem ficar armazenados na memória dos aplicativos do Android. Isso acaba consumindo memória, prejudicando a velocidade do aparelho. Uma medida eficaz é limpar o cache dos aplicativos.

Vá em “Configurações” ou “Ajustes”, em seguida em “Gerenciador de aplicações” e selecione a aba “Baixados”. Pressione o aplicativo que deseja e depois “Excluir cache”.

2) Faça atualizações no Android

Procure fazer os updates disponíveis, mantendo seu dispositivo sempre atualizado. As atualizações aperfeiçoam o sistema, corrigem possíveis erros e melhoram a estabilidade do aparelho.

Entre em “Configurações” ou “Ajustes”, escolha a opção “Sobre o dispositivo”, depois “Atualização do software”. Por fim, vá em “Atualizar”. A atualização pode levar alguns minutos e solicitar que o sistema seja reiniciado.

3) Use apps para melhorar o desempenho

Existem aplicativos que podem promover maior velocidade em seu aparelho, como o 1Tap Cleaner (imagem abaixo) e o Android Booster. Eles fazem limpeza profunda no dispositivo, excluindo o histórico da internet, eliminando o cache, etc.

print-tela-aplicativo-gerenciador-tarefas-1tapcleaner

FOTO: Reprodução

4) Diminua o numero de widgets

Os widgets são aquelas janelas com informações extras que ficam na tela inicial do Android, por exemplo, o clima de sua cidade. Ter muitos widgets também pode afetar a velocidade do seu dispositivo. Para isso, escolha o widget a ser apagado, pressione o dedo alguns segundos sobre ele e arraste-o ate a lixeira.

5) Transfira arquivos

O excesso de arquivos armazenados no aparelho também alteram a velocidade do sistema, pois quanto menos espaço livre disponível, menos velocidade terá.

Coloque um cartão de memória no dispositivo Android, selecione o ícone “Meus arquivos”, depois escolha “sdcard0” (memória do sistema). Na nova janela, procure a pasta onde está o arquivo que deseja transferir. Toque na tecla de opções e selecione “Mover”. Vá escolhendo os arquivos dentro da pasta, toque em “Mover” na parte superior da tela e selecione o local de destino: o cartão de memória. Você também pode transferir uma pasta inteira.

6) Restaure

Se mesmo com as dicas anteriores, o Android continuar muito lento, há a opção de resetar para as configurações de fábrica. Esse procedimento irá apagar todos os arquivos, por isso, lembre-se de salvar o que for necessário antes.

Vá em “Configurações”, selecione “Fazer o backup e redefinir”, escolha “Restaurar padrão de fabrica” e, por fim, “Zerar dispositivo”.

Confira também!

5 dicas para fazer a bateria do celular durar mais

8 aplicativos gratuitos para sua próxima viagem!

Texto: Natália Negretti – Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.