Arroz: um alimento básico, porém cheio de qualidade

Um alimento comum, que carrega consigo muitas qualidades e vantagens para a saúde. Saiba porque o arroz é indispensável no seu cardápio.

variedade de arroz
Foto iStock.com/Getty Images

Essencial no cardápio do brasileiro, o arroz é uma fonte de carboidrato, nutriente indispensável para o corpo realizar algumas atividades. “Também regula o metabolismo de proteínas e gorduras, poupando-as de se tornarem fonte de energia”, acrescenta a nutricionista Greice Caroline Baggio.

variedade de arroz

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Integral

O arroz integral é o mais indicado pelos nutricionistas. Ele possui vitaminas do complexo B, minerais e, principalmente, as fibras. “O arroz branco passa por um processo de refinamento que retira a casca e o gérmen, perdendo grande parte dos nutrientes. Isso faz com que o alimento favoreça o diabetes, pois a carga glicêmica torna-se muito alta”, explica a nutricionista Fernanda Granja. Diferente do arroz branco, o integral contribui para o funcionamento do intestino e sacia a fome, graças às fibras.

Arroz preto

O arroz preto é cultivado na China há mais de 4 mil anos, mas ainda não é comum na alimentação brasileira. Com mais proteínas e fibras que o arroz integral, esse tipo apresenta outra vantagem: é rico em antocianinas, antioxidantes que colorem os grãos de roxo escuro. Essas substâncias melhoram a circulação sanguínea, prevenindo a formação de coágulos e a aterosclerose.

Quanto consumir?

1 colher (servir) de arroz por refeição é o recomendado, sem consumir outras fontes de carboidratos (como batata, farofa e mandioca). Porém, a quantidade pode variar de acordo com as necessidades individuais.

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Consultoria Greice Caroline Baggio, nutricionista; Fernanda Granja