Aprenda como escolher frutas e legumes

Aprenda truques infalíveis para escolher frutas e legumes corretamente no supermercado ou na feira e levar para casa produtos mais gostosos.

Alimentos, frutas, e legumes em uma banca de feira.
FOTO: Shutterstock.com

Você sabe escolher frutas e legumes corretamente ou fica desesperado na feira ou no supermercado sem saber qual levar para casa? A partir da observação de detalhes simples, você consegue escolher frutas mais gostosas e legumes mais sadios.

Alimentos, frutas, e legumes em uma banca de feira.

FOTO: Shutterstock.com

SAIBA MAIS:

Você sabe limpar alimentos? Aprenda higienizar frutas e legumes!

Conheça 8 benefícios dos legumes e melhore sua saúde!

Frutas e verduras: o que acontece com quem não come?

 

Como escolher frutas e legumes:

  • Abacaxi – Puxe algumas folhas da coroa do abacaxi. Se elas saírem com facilidade, é porque ele está passado. A técnica mais segura é apalpar a parte de baixo da fruta: se estiver mole, é porque está adocicada.
  • Banana – Compre bananas levemente verdes, que estejam começando a amadurecer.
  • Batata – A casca deve ser bem lisa, firme e arredondada. Se tiver “olhos” ou manchas verdes, é porque passou do ponto.
  • Berinjela – Quanto mais firme, melhor. Não compre berinjelas enrugadas, pois a chance de encontrar bigatos é maior.
  • Goiaba – Escolha as goiabas amarelinhas, pois a cor é o sinal de que estão maduras. Coloque a fruta na palma da mão e aperte bem levemente. Se estiver muito dura, é porque ainda não está no ponto.
  • Mandioca – Compre mandiocas com cascas soltas, pois isso indica que elas estão no ponto. Quanto mais solta a casca estiver, mais rápido vai ser o seu cozimento e mais macia a mandioca vai ficar.
  • Tomate – Há muitas variedades desse fruto, mas os critérios de escolha são os mesmos: a casca deve ser lisa, firme e a cor viva. Evite comprar os que estiverem moles, flácidos ou enrugados, pois já passaram do ponto.

 

Fontes: “Le Cordon Bleu – Todas as técnicas culinárias”, de Jeni Wright e Eric Treuille, Editora Marco Zero, 2000.