Menos 5kg em 1 mês: aposte nas saladas e perca peso sem sofrimento!

Aposte nas saladas se o seu objetivo é emagrecer sem abrir mão da saúde!

tigela de salada de alface, tomate, cebola e queijo
Foto: GettyPremium.com

As saladas são as melhores amigas da dieta e devem ser inclusas todos os dias no cardápio de quem busca perder uns quilinhos com qualidade e bem-estar. A médica nutróloga Tamara Mazaracki afirma que “verduras e legumes suprem o organismo de nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B e C, betacaroteno, minerais diversos e fitoquímicos, com ação antioxidante e anticancerígena”. Além disso, elas são fonte de fibras e contribuem para a hidratação do corpo, por seu alto teor de água. Aposte nas saladas e sinta a diferença na saúde e na balança!

Atenção!

Siga o cardápio com a ajuda do seu médico ou nutricionista! O acompanhamento individual é fundamental, pois o estado de saúde, o peso, a idade, o gênero e o nível de atividade física de cada pessoa devem ser considerados para o emagrecimento saudável.

Aposte nas saladas: receitas do cardápio!

Salada de atum e feijão preto (1 porção)

Ingredientes:

– 3 folhas de alface americana

– 3 colheres (sopa) de feijão-preto cozido em água e sal

– 1/2 tomate fatiado ou 6 tomates cerejas

– 200g de atum em salmoura (ou sardinha)

– 1 cebolinha verde

– 1 colher (sobremesa) de azeite

– Vinagre balsâmico e molho de soja a gosto

Modo de preparo

Rasgue a alface e monte em um prato fundo. Acrescente o feijão e o tomate cortado. Coloque o atum e a cebolinha verde cortada em rodelinhas. Tempere com o azeite, vinagre balsâmico e gotas de molho de soja. Sirva em seguida.

Salada com arroz integral e girassol (1 porção)

Ingredientes:

– 4 folhas de alface roxa

– Rúcula ou agrião à vontade

– 3 fatias finas de pimentão vermelho

– 1 ovo cozido fatiado

– 1 colher (sopa) de arroz integral cozido

– 1 colher (chá) de salsa e cebolinha picadas

– 1 colher (sopa) de semente de girassol

– 1 colher (sobremesa) de azeite

– 1 colher (sobremesa) de molho de alho

– 1 pitada de sal temperado (sal grosso moído com folhas de alecrim ou orégano)

Modo de preparo

Monte a salada em um prato fundo, colocando a alface e a rúcula. Acrescente o pimentão fatiado, o ovo, o arroz frio, o cheiro-verde e as sementes de girassol (ou gergelim ou amêndoas). Tempere e sirva em seguida.

Salada com sardinhas no azeite (1 porção)

Ingredientes:

– 3 a 4 folhas de alface americana

– 2 colheres (sopa) de milho

– 1/2 tomate

– 2 sardinhas em azeite

– 1 cebolinha verde

– 1 colher (chá) de azeite

– Vinagre balsâmico

Modo de preparo

Rasgue a alface e monte em um prato fundo. Acrescente o milho e o tomate cortado em cubinhos. Coloque as sardinhas usando um pouco do próprio molho, e a cebolinha verde cortada em rodelinhas. Tempere com o azeite e gotas de vinagre balsâmico. Sirva em seguida.

Salada colorida (1 porção)

Ingredientes:

– 3 a 4 folhas de alface americana

– Rúcula à vontade

– 6 tomates cerejas

– 1 ovo cozido fatiado

– 2 castanhas-do-pará picadas

– 1 colher (chá) de azeite

– Molho de soja a gosto

– 1 pitada de flocos de alho

Modo de preparo

Monte a salada em um prato fundo, colocando a alface e a rúcula cortadas. Corte os tomatinhos ao meio. Acrescente o ovo fatiado e a castanha-do-pará em pedacinhos. Tempere com o azeite e gotas de molho de soja, e polvilhe com o alho desidratado.

Salada com mussarela de búfala (1 porção)

Ingredientes:

– 4 folhas de alface crespa

– Agrião à vontade

– 1/2 tomate

-1 mussarela de búfala media

– 4 ovos de codorna

– 1 colher (chá) de salsa e cebolinha picadas

– 1 colher (chá) de semente de gergelim

– 1 colher (chá) de azeite extra virgem

– 1 colher (sobremesa) de molho de alho

Modo de preparo

Monte a salada em um prato fundo, colocando a alface e o agrião cortadas. Corte o tomate e a mussarela. Acrescente os ovos, o cheiro-verde e polvilhe com as sementes de gergelim. Tempere e sirva em seguida.

Consultoria: Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular, do Rio de Janeiro (RJ)

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