Para os amantes de café: confira as variações dessa delícia!

Quem resiste àquele cheirinho de café? Mas, quem cansou da bebida tradicional, pode variar! Confira, a seguir, as principais variações dessa delícia.

Xícara de café com leite
Foto iStock.com/Getty Images

Acredita-se que o alimento tenha surgido entre povos árabes, na região da atual Etiópia, há cerca de mil anos. Desde então, o café move economias e até a própria humanidade – a história do Brasil, por exemplo, está intimamente ligada ao cultivo do grão. Toda a popularidade da bebida se deve aos benefícios que ela garante.

Além da cafeína, ela possui polifenóis, antioxidantes que protegem o organismo da danosa ação dos radicais livres. Conheça as versões mais populares dessa bebida preciosa – até quem não gosta tanto de café, vai se render a essas delícias!

Xícara de café com leite

Foto iStock.com/Getty Images

Expresso

É o café preparado em máquina, que permite uma concentração mais intensa de óleos aromáticos. Seu consumo vem crescendo por causa do grande número de apreciadores da bebida e a popularização das máquinas domésticas.

Capuccino

1/3 de café expresso + 1/3 de leite vaporizado + 1/3 de espuma de leite: é a verdadeira receita dessa delícia, que não pode passar dos 60º de temperatura para ser apreciada gole a gole. No Brasil, é comum salpicar sobre o cappuccino canela e/ou chocolate, que dão um toque todo especial.

Café gelado

Essa versão está mais para sobremesa do que para uma bebida. No liquidificador, bate-se leite congelado, leite condensado e café solúvel. A mistura é transferida para uma taça decorada com calda de chocolate para sorvete. Para arrematar,você pode adicionar uma generosa cobertura de chantilly com chocolate e canela polvilhados. Irresistível!

café gelado no copo

Foto Shutterstock.com

Saiba mais

Verde, preto ou branco: qual o melhor chá para a sua dieta?

5 dicas incríveis para relaxar de verdade

Cuidado com o excesso de refrigerante!

Chococcino

Prepare a mesma receita do cappuccino e salpique sobre ele pedaços de chocolate ao leite. Cobrir o fundo da xícara com chocolate e só depois preparar a bebida também pode surpreender o paladar. Uma versão mais ousada, chamada de submarino, é feita só com leite quente e uma barra de chocolate submersa.

Café com leite

Metade café, metade leite. Por aqui, essa mistura tradicional entra na lista de bebidas típicas logo nos primeiros anos de vida. Quando a é um copo cheio de leite quente com só uma pitada de café, é chamado de pingado e facilmente encontrado em padarias e botequins.

Texto Marcella Pacheli