Aloe vera: descubra os poderes desta planta

Alo vera é uma planta com poder curativo. Ela possui a capacidade de inibir dores, cicatrizar feridas e regenerar células, entre outros benefícios.

planta alo vera
Foto Wagner Silveira/Colaborador

Rainha das plantas curativas, a Aloe vera possui inúmeras propriedades benéficas para saúde, entre elas, é inibidora da dor, anti-inflamatória, cicatrizante, antibiótica, regeneradora celular, energética, nutritiva, digestiva, desintoxicante e re-hidratante. Também conhecida como a planta da saúde e da beleza, esta erva medicinal contém 19 aminoácidos, vitaminas A e do Complexo B e C.

 

planta alo vera

Foto Wagner Silveira/Colaborador

 

Uso externo

O gel da planta garante excelentes resultados quando utilizado em formulações para o tratamento de doença do couro cabeludo, do envelhecimento da pele, da acne, de irritações cutâneas e queimaduras. O mercado de cosméticos tem investido em produtos à base da Aloe, muitas vezes, encontrada em hidratantes, sabonetes, shampoos e amaciadores.

Uso interno

Estudos indicam que a Aloe vera auxilia no tratamento de diversos males, como o reumatismo, a diabetes, a enxaqueca, gastrites, problemas circulatórios, de rins e de próstata. Já outras pesquisas apontam que a planta tem efeitos laxativos que podem aumentar o risco de câncer. É importante observar que a Aloe não deve ser ingerida com a casca, uma vez que esta possui uma substância chamada aloína, excelente para usos tópicos, porém de ação purgativa e abortiva, contraindicada para mulheres grávidas e crianças. Por isso, o uso interno deve ser feito com muita precaução e recomendado somente por um especialista.

Atenção!

Evite o uso da Aloe Vera diretamente na pele devido à possibilidade de irritações que possam surgir. Prefira sempre produtos que contenham a planta em concentrações indicadas por um dermatologista.

Saiba mais:

5 alimentos poderosos contra diabetes

Meditação e prática esportiva: aliados contra a depressão

Fonte da juventude: saiba como a meditação ajuda a rejuvenescer