Alimentos reguladores: saiba quais são os principais e a importância de consumi-los!

Eles ajudam o metabolismo a funcionar melhor e aumentam nossa imunidade. Saiba tudo o que os alimentos reguladores fazem e descubra quais são eles!

Na foto há uma banca de feira com frutas e legumes, que são alimentos reguladores
Foto: Shutterstock

Para ter uma saúde sempre em dia, uma imunidade forte e energia para o dia todo é necessário prestar atenção em sua alimentação. Comer saudável e ter diversos grupos alimentares no seu prato são tarefas essenciais para quem quer viver bem e melhor. Um dos grupos mais importantes para quem quer regular o metabolismo é o dos alimentos reguladores, aqueles de origem vegetal, que ficam no meio da pirâmide alimentar.

Além de ajudarem o organismo a funcionar melhor, eles também regulam o trânsito intestinal e induzem o emagrecimento ou a adequação do peso ideal, melhorando a imunidade. Frutas, legumes e verduras são alimentos reguladores, mas alguns deles trazem ainda mais benefícios quando consumidos. Descubra quais alimentos são esses:

Tudo que consumimos em excesso acaba nos fazendo mal. Por isso, até mesmo estes alimentos que ajudam nosso organismo em diversas funções podem se tornar vilões se não forem  consumidos com moderação. Então, anote aí: o ideal é comer de duas a quatro porções de frutas e de três a cinco porções de hortaliças diariamente.

Consultoria: Mariana Del Bosco, nutricionista e Fábio Bicalho, nutricionista clínico.

LEIA TAMBÉM: