Alimentos que prejudicam a digestão

Para quem sofre com má digestão, um dos tratamento é a mudança na alimentação. Um novo cardápio é fundamental para quem não quer sentir alguns incômodos.

Frutas citrÌcas, tangerina, laranja, limão
Foto shutterstock.com

Para quem sofre com má digestão, alguns alimentos devem ser evitados. Confira!

 

Prato de tomate maduro, rodelas de tomate

Foto shutterstock.com

 

TOMATE

Embora possua muitas propriedades benéficas à saúde, como antioxidantes e nutrientes que protegem o coração, esse vegetal precisa ser consumido com bastante moderação por quem sofre com o refluxo gástrico, graças ao alto teor de ácido presente nele. Opte sempre por preparar o seu próprio molho, de preferência, um molho branco com ingredientes mais lights e menos gordurosos.

CAFÉ

A cafeína pode estimular a produção de ácido no estômago. “O consumo excessivo de café tem relação com o aparecimento de sintomas gastrointestinais, como azia e refluxo gastroesofágico, em pessoas mais sensíveis e predispostas aos problemas”, comenta a nutricionista Renata Lucats Fidalgo. Como o problema está na cafeína, outras bebidas além do café também devem ser evitadas, como refrigerantes de cola.

 

Bebidas alcoolica

Foto shutterstock.com

 

BEBIDA ALCOÓLICA

O álcool aumenta a produção de ácido no estômago e acaba irritando o revestimento gástrico, deixando uma forte sensação de azia e de refluxo gástrico, entre outros problemas, como dores de cabeça. Além do que, o álcool pode causar dependência e, quando consumido em excesso e por muitos anos, pode gerar complicações como cirrose hepática.

REFRIGERANTES

Os refrigerantes e outras bebidas gaseificadas também são vilões para quem sofre de refluxo ácido, porque as bolhas de carbonatação existentes no gás artificial expandem dentro do estômago e o aumento da pressão contribui para que o organismo sofra com o refluxo ácido. Os refrigerantes com teor ácido em sua composição são ainda mais perigosos para quem quer se livrar do problema. Opte por sucos naturais de frutas e por água sem gás para aliviar a sede.

CARNES GORDAS

A carne de porco, em especial, é riquíssima em gorduras, bem como a de cordeiro e as vermelhas em geral. Em churrascarias, para garantir maior consistência e sabor aos alimentos, as carnes são servidas com mais gordura do que o normal. Neste caso, a dica é procurar comer carnes magras, de preferência peixe e frango, na grelha.

 FRUTAS CÍTRICAS

Tomar cuidado com algumas frutas com alto teor ácido, como a laranja, o limão e a tangerina é uma boa pedida. Embora sejam ricas em vitaminas e outros nutrientes, tais alimentos precisam ser menos consumidos por quem enfrenta problemas gastrointestinais. Em compensação, pode-se adicionar ao cardápio várias outras frutas, como maçã, uva, banana, melancia, mamão e amora.

Saiba mais:

Azedinho que faz bem: conheça os benefícios das frutas cítricas!

8 alimentos que auxiliam no ganho de massa magra

Suco verde também é indicado para crianças!

consultoria Renata Lucats Fidalg, nutricionista