Top 10 de alimentos que protegem o coração

Quem se alimenta bem, torna o corpo imune a várias doenças. Alguns problemas no coração, por exemplo, podem ser evitados com uma boa alimentação

Mesa, alimentos, background
Os alimentos quando bem escolhidos são a solução. FOTO: iStock.com/getty images

A alimentação saudável e prática de atividades físicas atuam no sistema cardiovascular e beneficiam não só o coração, mas o corpo por inteiro. “A saúde do coração e do aparelho circulatório depende de uma dieta saudável e balanceada, contendo uma grande variedade de alimentos”, salienta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki. Por isso, no post abaixo, você confere 10 de alimentos que protegem o coração.

abacate

O ácido fólico (vitamina B9) protege o sistema cardiovascular, fazendo dessa fruta um dos alimentos que protegem o coração. FOTO: shutterstock.com

1 – Abacate: a fruta é rica em gorduras do bem (ômegas 3 e 9) que atuam contra o colesterol ruim (LDL), além de ser rico em antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina E.

2 – Alho: por conta de uma substância chamada alicina, ele atua como anti-inflamatório e antioxidante, agindo contra os efeitos negativos dos radicais livres. “O consumo de alho pode ajudar a combater doenças cardiovasculares, diminuindo o colesterol total, o LDL e os triglicerídeos no sangue”, completa a nutricionista Greice Caroline Baggio.

3 – Azeite: “o azeite de oliva contém vitamina E, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, é em sua maior parte constituído de gorduras monoinsaturadas que reduzem o colesterol ruim”, complementa Greice. Além disso, contribui para o bom funcionamento do intestino e atua na melhora da imunidade. Porém, evite o excesso.

banana

Além do coração, a banana é excelente para regular o intestino. FOTO: shutterstock.com

4 – Banana: alguns estudos sugerem que o potássio presente na fruta, além de contribuir para a saúde muscular, pode ajudar a regular a pressão arterial, fator indispensável para a saúde do coração e de todo o sistema cardiovascular.

5 – Beterraba: “rica em antocianina, ela possui ação antioxidante e estimulante da imunidade, é excelente para o sistema circulatório, evita problemas cardíacos e inibe a formação de coágulos”, aponta Tamara.

6 – Brócolis: uma fonte vegetal rica em cálcio, ele também contém vitaminas do complexo B e vitamina C. O brócolis possui substâncias antioxidantes e é rico em fibras, atuando na redução da hipertensão e combatendo a prisão de ventre.

chá verde

Uma dieta rica em chá verde ajuda a realizar uma verdadeira faxina no organismo. FOTO: shutterstock.com

7 – Chá verde: “o consumo de 4 xícaras ao dia está associado à prevenção de alguns tipos de câncer, melhora do sistema imunológico, aumento dos níveis de células de defesa e redução dos riscos de doenças cardiovasculares”, exemplifica Greice.

8 – Chocolate amargo: “o chocolate amargo, com 70% de cacau, é rico em antioxidantes, que combatem os efeitos dos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares”, finaliza a nutricionista.

9 – Espinafre: rico em ácido fólico, magnésio, cálcio e ferro, o espinafre pode ser considerado um superalimento. “Importante fonte de ácido fólico, quando adicionado a alimentos ricos em vitamina C, ou particularmente, ao suco de laranja, aumenta o valor desta vitamina. Ele protege contra doenças cardíacas e controla a hipertensão”, sugere Greice.

10 – Uva: a fruta é uma grande aliada do sistema circulatório, pois atua contra a inflamação dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue. “O consumo da uva está ligado também ao aumento do bom colesterol, que é capaz de absorver cristais de colesterol que são depositados nas artérias”, conta a nutricionista Elaine Silva Pereira.

 

Consultoria Elaine Silva Pereira, nutricionista; Greice Caroline Baggio, nutricionista; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

 

Saiba mais: