Outubro Rosa: alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama

Insira esses itens saudáveis na sua dieta e comece a se proteger hoje mesmo!

Outubro Rosa: alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama
Foto: Shutterstock | Arte: Luisa Montoia

Não tem como falar em Outubro Rosa sem mencionar os métodos de prevenção do câncer de mama. O mês é dedicado a campanhas de conscientização sobre essa luta enfrentada por tantas mulheres, especialmente entre 40 e 50 anos de idade. Apesar de não possuir uma única causa conhecida, existem algumas condições que favorecem o surgimento da doença – e outras capazes de evitá-la.

Entre os principais fatores relacionados à prevenção desse tipo de câncer estão a prática de exercícios físicos e a manutenção de uma dieta saudável e balanceada. Além disso, a amamentação também pode ser responsável por reduzir os riscos de tumores. É importante ressaltar que esses hábitos não eliminam a importância de fazer o autoexame nem a mamografia regularmente, certo?

A seguir, você confere os principais alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama e te protegem contra essa e outras doenças. Saiba mais!

Conheça os alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa: alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama
Foto: Shutterstock

Abacate

Contém ácidos graxos monoinsaturados e vitaminas do grupo B, essenciais no combate ao câncer. Por ser muito calórico, a melhor forma de consumir o abacate é in natura, como em saladas diversas.

Abóbora

Rica em carotenoides, substância que confere a ela sua cor alaranjada, ajuda na prevenção do câncer de mama, colo de útero, pele e pulmão.

Agrião

Possui ação antisséptica e conta com grande quantidade de carotenoides, que previnem tumores, principalmente o de mama. Ainda contém compostos indoles, conhecidos por sua capacidade anticancerígena.

Beterraba

Responsável pela sua intensa cor arroxeada, a betalaína é uma substância antioxidante que combate o envelhecimento das células e, assim reduz o risco de desenvolvimento de tumores. Na beterraba, há também a antocianina, um flavonoide com ação antioxidante.

Berinjela

A antocianina, pigmento responsável pela coloração preta da casca da berinjela, está associada à prevenção do câncer de mama, entre outros, pois tem poder antioxidante. Ela ajuda a neutralizar os danos celulares e a combater compostos cancerígenos gerados pela ação de radicais livres. Na polpa branca, há também outros tipos de antioxidantes do grupo dos flavonoides, que impedem o crescimento desordenado das células.

Cenoura

Rica em betacaroteno, é poderosa antioxidante e regula a proliferação de células. Pode proteger contra o câncer de mama, da cavidade oral, do pulmão, do esôfago, do colo do útero e de próstata.

Espinafre

Abundante em carotenóides de cálcio, sua ação antioxidante combate principalmente a formação de tumores no ovário e nas mamas.

Framboesa

Como essa fruta apresenta propriedades antioxidantes, ela pode reduzir o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como de mama, esôfago, fígado, pulmão, endométrio, cólon e próstata. Além disso, outra substância flavonoide conhecida, a quercetina, foi associada à prevenção do câncer de mama e intestino, segundo estudos clínicos conduzidos em animais.

Goiaba

Fonte de licopeno, inibe o surgimento e proliferação de células cancerígenas, principalmente nas mamas, no estômago, no pulmão, no esôfago e na cavidade oral.

Grãos

O nutricionista Fábio Gomes explica que grãos e cereais integrais são fontes de fibras e importantes aliados na formação do bolo fecal: “Com a regularização do trânsito intestinal, ocorre a diminuição do tempo de exposição a possíveis substâncias cancerígenas que se formam durante a digestão de açúcares e gordura“.

Laranja e limão

Comer uma porção de laranja ou limão por dia ou tomar um copo do suco oferece vitamina C e cálcio, notórios combatentes do câncer de mama.

Maçã

A casca da maçã contém compostos inibidores da produção de enzimas que servem de “alimento” para as células pré-cancerígenas. Dessa forma, é uma ótima aliada na prevenção do câncer de mama.

Manga

Tem forte ação antioxidante pela grande concentração de polifenóis, que atacam as células cancerosas. Além disso, é rica em betacaroteno, capaz de proteger as nossas células. É mais eficiente contra tumores na mama, no cólon, no pulmão e na próstata, além de combater a leucemia.

Melancia

Poderosa fonte de licopeno, ela ajuda a evitar o câncer de próstata, de mama e do colo uterino.

Peixes

De acordo com um estudo do periódico British Medical Journal (BMJ), atum, salmão e sardinha são importantes alimentos na prevenção do câncer de mama. Esses peixes contêm gordura insaturada, que faz muito bem à saúde. Além disso, a sardinha é rica em vitamina D, um proto-hormônio que pode interferir no crescimento do câncer.

Romã

Apesar de ser pouco consumida, essa fruta só faz bem à saúde. Substâncias como antocianidina, cianidinas, elagitaninos e fitoestrógenos são potentes antioxidantes. Porém, o destaque é a presença de cerca de 40% de ácido elágico em sua composição. Esse elemento também combate os radicais livres, auxilia na redução de tumores e evita o aparecimento de células cancerígenas.

Uva

A fruta é um verdadeiro escudo contra tumores, por ser rica em um antioxidante chamado antocianina, que age na prevenção do câncer de mama. A casca da fruta também é uma rica fonte de fibras, prevenindo o câncer de intestino. Insira na sua dieta hoje mesmo!

Consultoria: Elizabete Dobao, diretora da clínica Curarte (RJ) | Helena Thomopoulos Moss, nutricionista | Fábio Gomes, nutricionista

Leia também: