5 alimentos que ajudam a melhorar sua imunidade no inverno

Com as mudanças de tempo, sua saúde pode dar uma balançada. Mas esses alimentos vão te ajudar a bombar a imunidade!

5 alimentos que ajudam a melhorar sua imunidade no inverno
Por Vitoria Pereira - 10/07/2019

Foto: Pixabay

Quando o inverno chega, todos aqueles sintomas que a gente já conhece acabam vindo junto… O nariz começa a escorrer, a garganta arranha, um espirro e pronto! Durante o inverno, o ar geralmente fica mais seco, o que facilita o aumento da poluição e consequentemente a proliferação de vírus, e acaba contribuindo para aumentar infecções nas vias respiratórias. E quando a situação já está assim, melhorar a imunidade não é uma tarefa fácil.

A melhor forma de combater esse problema é cuidando da saúde! Alguns nutrientes como vitaminas, minerais e ômega-3 são ótimos aliados na luta contra a gripe, o resfriado e até outros problemas respiratórios como sinusite e bronquite. O ideal é mantê-los sempre no seu cardápio – seja no inverno ou não!

Confira os 5 alimentos que ajudam a melhorar a imunidade no inverno!

1. Quinoa

A quinoa é um dos vegetais mais importantes para a imunidade, já que é completo em nutrientes e riquíssimo em proteínas que participam da construção do sistema imunológico, como o zinco e a lisina, responsáveis por fortalecer nosso sistema.

2. Linhaça

A linhaça é a semente do linho, e traz benefícios incríveis para o coração, intestino e alguns estudos apontam até que são aliadas no combate ao câncer. Além disso, ela oferece ácidos graxos ômega-3, que atuam no fortalecimento do sistema imunológico.

 

5 alimentos que ajudam a melhorar sua imunidade no inverno

Foto: Pixabay

 

3. Alho

Dificilmente dispensado na cozinha do brasileiro, o alho é um superalimento graças aos seus inúmeros benefícios para a saúde. Fonte de alicina – aquele princípio ativo que produz o cheiro característico do alimento – e vitaminas A, B e C, ele ajuda a estimular a resposta imunológica, prevenindo gripe e resfriado, além de ser um importante expectorante.

4. Gengibre

O gengibre, essa plantinha originária da Índia, se difundiu pelo Brasil – para a nossa sorte -, e veio trazendo uma porção de benefícios. Além de ter ação antisséptica, reduzir a inflamação e aliviar a congestão nasal, ele também auxilia no tratamento de azia, enjoo, má digestão e até colesterol alto!

5. Cenoura

Uma velha e querida conhecida dos brasileiros, principalmente em tratamentos e benefícios para a pele, a cenoura também tem uma atuação superimportante na proteção do sistema imunológico, já que ela é rica em vitamina A, que atua na manutenção das membranas mucosas e ajuda a evitar infecções e gripe.

Mas é bom lembrar que somente incluir esses alimentos nas refeições diárias pode não ser suficiente para evitar gripes e resfriados com essas mudanças de tempo. Além de colocá-los no cardápio, é importante seguir outras dicas para cuidar da sua saúde.

O consumo de alimentos gordurosos, por exemplo, deve ser evitado, já que eles dificultam a absorção de nutrientes. O excesso de sal também provoca uma desidratação no organismo e prejudica a produção de anticorpos, tão necessários para proteger nosso corpo de vírus e bactérias.

 

Texto: Thamires Motta. Consultoria: Paula Castilho, nutricionista.

 

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