4 alimentos que controlam o colesterol e protegem o coração

O colesterol, quando não está estabilizado, pode comprometer a saúde do coração. Por isso, consumir alimentos que ajudam a normalizá-lo é essencial.

Alguns alimentos ajudam a controlar o colesterol e protegem o coração
FOTO: Shutterstock

O colesterol é uma gordura que se encontra ligada a proteínas e que está presente na corrente sanguínea, atuando na cicatrização e em reservas energéticas, formando uma camada gordurosa. Dessas proteínas, as mais famosas são a LDL (lipoproteína de baixa densidade – ruim) e o HDL (lipoproteína de alta densidade – boa). “O colesterol é produzido pelo fígado, por meio da ingestão de alimentos com componentes gordurosos”, afirma o cardiologista Américo Tângari Jr. O grande problema de ter o LDL elevado é que ele pode causar infarto e uma série de doenças que afetam o coração. Portanto, conheça alimentos capazes de estabilizar o colesterol e conquiste mais saúde!

 

Alguns alimentos ajudam a controlar o colesterol e protegem o coração

FOTO: Shutterstock

 

Colesterol sob controle

Alcachofra: por conter fibras que são resistentes à ação das enzimas, é infalível na luta contra o LDL no organismo. Opte por, pelo menos, 100g por dia, que possui apenas 50 calorias.

 

Chicória: uma das vantagens mais lembradas do alimento é a sua capacidade em auxiliar o trabalho do intestino, já que conta com uma vasta presença de fibras que, por sua vez, também atuam na redução e controle do LDL.

 

SAIBA MAIS:

Top 10 alimentos contra a pressão alta

Sódio: saiba os perigos do excesso e da falta do mineral

10 dicas para afastar a pressão alta

 

Gergelim: por ser rico em ômega-3, auxilia na produção de hormônios e também atua como anti-inflamatório. Além disso, por ter metionina, também ajuda na desintoxicação do fígado.

 

Óleo de noz: ele é altamente rico em ômegas 3 e 6, que ajudam a afastar o colesterol ruim e, com isso, blindar o coração.

 

 

Texto Larissa Tomazini

Consultoria Américo Tângari Jr, cardiologista