5 alimentos poderosos para acabar com o inchaço!

Confira cinco alimentos poderosos no combate à retenção de líquidos, que causa o inchaço. Alimente-se bem e consiga a barriguinha chapada dos sonhos!

Mulher com a barriga chapada
Foto: iStock

Preste atenção ao seu corpo e responda: seu peso oscila com frequência, e de uma hora para outra? Seus sapatos e meias ficam apertados num determinado horário do dia ou a barriga parece estar com um leve inchaço? Se você costuma ter esses sintomas no dia a dia, é sinal de que está retendo líquidos, um dos maiores inimigos da silhueta fininha. Listamos a seguir cinco alimentos que possuem ação diurética e ajudam a secar!

Mulher com a barriga chapada

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Eles hidratam!

Também conhecida como edema, a retenção de líquidos é o resultado de um acúmulo de fluidos que contribui para despontar uns quilinhos a mais na balança. Dentre as inúmeras causas desse mal, a mais comum está relacionada com a má alimentação. Por isso, além de ingerir a quantidade de líquido necessária por dia, é importante consumir frutas e verduras que contenham água em abundância.

1. Limão

Essa fruta, apesar de passar a ideia de acidez, tem ação alcalinizante e, por isso, deixa o pH do sangue menos ácido. “Isso favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo, facilitando a perda de peso. Ele ainda combate os microrganismos inimigos que provocam fermentação no estômago e no intestino, evitando o acúmulo de gases”, detalha o nutricionista Ricardo Zanuto.

2. Abobrinha

Além de conter propriedades bastante nutritivas, esse alimento evita a sensação de inchaço. “Isso porque ele é rico em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, facilitando a digestão”, explica Ricardo.

3. Laranja

Repleta de vitamina C, a fruta é um poderoso diurético. “O bagaço da laranja é rico em fibra solúvel, ajudando no bom funcionamento do intestino. Ela também é diurética, ou seja, ajuda a intensificar o fluxo urinário”, afirma o nutricionista.

4. Cenoura

A cenoura, além de conter propriedades diuréticas, é rica em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino. “Ela é antioxidante e possui vitamina A (carotenoides), que auxilia a melhora da textura da pele”, alega a nutricionista Mônica Dalmacio.

5. Cebola

Cerca de 90% da cebola é composta por água, daí o seu poder diurético. “Esse alimento é, inclusive, recomendado para pacientes com problemas renais, formação de edema e hipertensão”, ressalta Ricardo.

Invista nos chás!

As infusões ricas em cafeína possuem ação diurética, ou seja, fazem com que a pessoa urine com mais frequência, auxiliando na eliminação do excesso de líquido e toxinas. “Muitos chás possuem ação diurética, como o de hibisco, cavalinha, alcachofra, hortelã e o chá verde”, pontua a nutricionista Stela Besso.

Texto: Juliana Borges/Colaboradora e Larissa Faria
Consultoria: Mônica Dalmacio, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera de Niterói; Ricardo Zanuto, doutor e mestre em fisiologia humana e biofísica pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em educação física, nutrição esportiva e clínica; Stela Besso, nutricionista especialista em nutrição funcional

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