Água com limão poderosa: nutri explica que além de emagrecer, ela cuida da saúde e da beleza

A combinação pode te ajudar até a tratar das celulites. A nutricionista Denise Real explica os benefícios da água com limão e o jeito certo de tomar!

Dois copos de água com rodelas de limão
Foto: Divulgação

Água com limão é a dupla do momento para quem busca soluções alternativas para emagrecer. Mas, a dupla pode ajudar ainda mais, como na saúde e nos cuidados com a beleza.

A nutricionista Denise Real, formada pela UNIMEP e que presta atendimento na Clínica Hormone em Bauru/SP, bateu um papo com o portal Alto Astral e explicou os benefícios da água com limão no organismo. Entenda mais, a seguir!

Dois copos de água com limão

Foto: Divulgação

O poder da água com limão: saúde e emagrecimento

NA SAÚDE

“O limão contém ácido cítrico, cálcio, magnésio, vitamina C, bioflavonoides, pectina e limoneno, que ajudam na imunidade e no combate a infecções e controle do pH do organismo”, explica a nutri Denise Real.

  • pH o quê? Para você entender, pH significa ‘potencial Hidrogênico’. É uma escala que mede o grau de acidez e alcalinidade do organismo de 0 a 14. Segundo o portal Guia da Nutrição, “se o nível de pH pender mais para o lado ácido, podemos começar a ter problemas de saúde. Ou seja, podemos dizer que pH 7 é neutro, há um equilíbrio entre acidez e alcalinidade no nosso corpo. O ideal é que o nível de pH no sangue esteja pelo menos em 7,4 – pendendo um pouco mais para o lado alcalino.”

A nutricionista chama a atenção para os efeitos do desiquilíbrio: “Alguns estudos recentes relacionaram o pH ácido do sangue com doenças. Uma delas é o câncer.” O papel da dupla no equilíbrio do pH do organismo é um presentão para a saúde. Com a ingestão de água com limão, é possível evitar, por exemplo, o ácido úrico nas articulações – o que causa dor e inflamação.

A combinação de água com limão também pode melhorar o humor e a disposição, pois a fruta contém íons com carga mais negativa, proporcionando ao nosso corpo mais energia. “E quando misturado com a água, refresca bastante, não é?”, uma boa pedida para os dias mais calorosos, como reforça a nutri.

  • E ajuda também: com o processo de alcalinização, o limão facilita o metabolismo e participa ativamente da regeneração das mucosos dos órgãos que fazem parte do aparelho digestivo; previne a formação de úlceras no estômago, mas também é capaz de contribuir para a cicatrização delas.

Papo de nutrição é na Sport Life>>> vida fitness, saúde e informação!

 

NO EMAGRECIMENTO

“O limão é rico em pectina – um tipo de fibra -, o que controla compulsões alimentares, regula absorção de açúcares e dá saciedade. Há, ainda, estudos que mostram que a dieta mais alcalina tem relação com redução de peso corporal”, levando em consideração o equilíbrio do pH.

  • De olho na pectina: a fibra fica na entrecasca e polpa do limão. “Ao preparar sucos de limão e de outras frutas cítricas, a entrecasca e a polpa não devem ser descartadas”, reforça Denise .
limão descascado: a pectina está entre a casca e a gomo (água com limão)

Foto: Divulgação

“Tomar água com limão também melhora a digestão e elimina toxinas, por ter composição simular ao ácido clorídrico, do estômago. Isso estimula o fígado a produzir a bile, que contribui na digestão principalmente das gorduras”, completa Denise.

  • Nada de dieta à base de limão! “É importante deixar claro que seguir uma dieta somente baseada em consumo de limão pode levar à deficiência de nutrientes. E isso ainda pode interferir na coagulação sanguínea e gerar alterações renais”, alerta a nutri.

O portal Alto Astral te ajuda a enxugar medidas com saúde: leia, aprenda e cuide-se!

 

NA BELEZA

  • Xô, furinhos: “O limão atua como anti-inflamatório e ajuda a eliminar toxinas do corpo”, explica a nutricionista Denise Real. Isso contribuiu para a prevenção da celulite, amenizando a aparência de casca de laranja.
  • Pele de pêssego: o hábito de tomar água com limão estimula o consumo frequente do fruto, que contém vitamina C. “Ela – a vitamina- atua na pele deixando o aspecto bem melhor.”
Mulher deitada em cima de vários limões, com uma rodela do fruto em cada olho (água com limão)

Foto: Divulgação

O JEITO CERTO DE TOMAR: EM JEJUM, COM ÁGUA MORNA

“O consumo de água com limão deve ser a partir de água purificada e, preferencialmente, morna ou em temperatura ambiente. Os limões, se possível, devem ser frescos e orgânicos”, orienta Denise. O recomendado é tomar um copo de 200ml de água com meio limão espremido, pela manhã, ainda em jejum.

  • Não passe do ponto! Denise Real reforça a informação de que tudo em excesso faz mal, até mesmo o que faz bem. O sumo de limão é rico em ácido cítrico, o que pode provocar a decomposição do esmalte do dente, por exemplo.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Entrevista: Loyce Policastro/Colaboradora