Agrotóxicos: veja os 5 alimentos mais contaminados no Brasil

Se os agrotóxicos forem ingeridos, podem agredir o organismo e causar sérias doenças. Veja quais são os alimentos mais contaminados e fique atenta!

horta-folhas-verdes-agrotoxicos-terra
FOTO: Shutterstock

Para manter as plantações livres de pragas que possam atacar e estragar os alimentos, os agricultores fazem uso dos agrotóxicos, que nada mais são do que substâncias químicas com o poder de exterminar fungos, bactérias e demais agentes nocivos.

 

alimentos-variados-ovo-legumes-verduras-carne-pao

FOTO: iStock e Gatty Images

 

Entretanto, se os agrotóxicos forem ingeridos pelos seres humanos, podem agredir o organismo, causando diversas reações derivadas de intoxicações que, dependendo da quantidade presente no organismo, podem ser graves. A seguir, confira quais são os alimentos mais contaminados por agrotóxicos, segundo uma avaliação realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

5º lugar: cenoura

Conhecida por proteger a visão e favorecer o bronzeamento, a cenoura ocupa o quinto lugar dos alimentos com maior quantidade de agrotóxicos. O nível de contaminação das cenouras foi de 49,6%.

4º lugar: alface

Comum nos almoços e jantares, a verdura que traz consigo propriedades calmantes e sais minerais promotores da saúde e do bem-estar também faz parte da lista dos alimentos contaminados por agrotóxicos. Neste caso, a porcentagem foi de 54,2%.

 

horta-folhas-verdes-agrotoxicos-terra

FOTO: Shutterstock

 

3º lugar: pepino

Famoso por sua refrescância, é comum disputá-lo na feira durante o verão. No ranking dos mais contaminados, o pepino ficou em terceiro lugar, com a porcentagem de 57,4%.

2º lugar: morango

As frutas vermelhas, em geral, são ótimas amigas da pele, já que contêm propriedades rejuvenescedoras. Com um dos maiores índices da análise (63,4%), o morango merece atenção não só na lista, mas na hora do consumo também. A lavagem deve ter os cuidados redobrados.

1º lugar: pimentão

Basta bater o olho nos pimentões do hortifrúti para se deparar com uma cor branca texturizada, presente na maioria deles. Não é para menos! Esta substância esbranquiçada é parte dos agrotóxicos utilizados no legume que, segundo análises realizadas pela Anvisa, tiveram 91,8% de contaminação comprovadas, ficando em primeiro lugar da lista.

 

 

LEIA TAMBÉM: