Acompanhamentos leves tornam o prato principal um aliado da dieta!

Aposte em combinações leves para turninar a dieta! Confira os melhores acompanhamentos para o seu prato e vença a luta contra a balança de vez!

Refeição, arroz com feijão, com filé de frango e salada como acompanhamentos
Por Mariana Siqueira - 17/03/2017

Foto: Shutterstock.com

Um prato de feijão com arroz já é por si só bastante nutritivo e saboroso. Quando acompanhado de alimentos corretamente preparados, ele pode se tornar ainda um aliado da sua dieta. Para ajudá-la a incrementar as refeições do dia-a-dia, trazemos algumas sugestões poderosas de combinações. São idéias de acompanhamentos bem fáceis de preparar, que deixarão o seu cardápio mais leve sem grandes sacrifícios. Elas ainda garantem uma boa variedade de pratos na sua mesa, tornando a hora de comer agradável e a dieta mais fácil de ser seguida. Portanto, tome nota dessas dicas e acelere o seu projeto pessoal de emagrecimento.

Refeição, arroz com feijão, com filé de frango e salada como acompanhamentos

Foto: Shutterstock.com

Salada como acompanhamento

Antes dos pratos quentes, abra a sua refeição com uma saborosa salada. Ela ajuda a saciar a fome, evitando que você coma excessivamente os pratos mais calóricos do cardápio. Procure temperá-las com pouco sal, abusando do limão, azeite de oliva extravirgem, vinagre e ervas. É importante lembrar que quanto mais colorido estiver o seu prato, mais nutrientes você estará ingerindo. Algumas colorações indicam que o vegetal é rico em um tipo específico de substância, como no caso do betacaroteno (alaranjados) e do licopeno (avermelhados). Outra dica é cortar os alimentos apenas na hora em que for consumi-los, garantindo, assim, que suas vitaminas e minerais não se percam. Para não ficar só na tradicional “salada de alface com tomate”, incremente a sua mesa com algumas sugestões:

  • Alface americana com agrião, cebola e beterraba, tudo temperado com suco de limão e azeite de oliva;
  • Alface crespa com kani kama, pepino, manga, cebolinha e gergelim temperados com shoyu;
  • Rúcula com alface, agrião, manga e laranja, em fatias.

Legumes como acompanhamentos

O segredo dos legumes está na forma do seu preparo. Procure não fritá- los, optando por cozinhar esses alimentos no vapor. Dessa forma, você não desperdiça os bons nutrientes e ainda dispensa a gordura excessiva do óleo de cozinha. Algumas dicas preciosas podem ainda deixá-los mais magrinhos. Aproveite os benefícios desses ingredientes que são ótimas opções de acompanhamentos para as suas refeições!

  • Batata: troque a pouco saudável batata frita por um purê preparado com leite desnatado. Outra opção é servi-la cozida como salada ou assá-la no forno, acompanhada de peixe ou frango. Mas, não abuse: ela é rica em carboidratos;
  • Berinjela: pouco calórico e muito nutritivo, esse legume não deve ser servido à milanesa. Cozinhe-o separadamente, acrescentando cebola, tomate e pimentão;
  • Cenoura: quando cozida, é capaz de formar excelentes combinações com outros legumes e carnes. Uma sugestão é levar ao forno um refratário com cenoura e chuchu cozidos, cobertos com um molho preparado com leite desnatado, cebola e ricota batidos no liquidificador.

Carnes como acompanhamentos

Para não prejudicar o seu projeto de emagrecimento, é importante ficar atenta a alguns detalhes:

  • Frango: retire toda a pele antes de prepará-lo. Para cortar o excesso de calorias, prefira consumi-lo grelhado ou mesmo assado com alguns legumes. Uma dica é incrementar o prato com um molho feito com ingredientes magros como iogurte desnatado, salsa, pimenta-do-reino, curry, espinafre e frutas (como a manga ou o abacaxi).
  • Peixe: procure cozinhar o peixe no seu próprio caldo, evitando o uso do óleo de cozinha. No caso de enlatados como o atum e a sardinha, dê preferência aos conservados em água, que são menos calóricos. Quer inovar no preparo da sua posta? Então, asse um peixe da sua preferência com suco de limão, cenoura, tomate, cebola e uma pitada de ervas.
  • Carne vermelha: Ainda no açougue, peça os tipos de carne mais magras, cortando ainda o excesso de gordura visível antes de prepará-la. Uma sugestão de receita é cozinhá-la com shoyu, maisena e suco de limão. Após cozida, acrescente fl oretes de brócolis e leve ao forno.

Bebidas

O suco de fruta ainda é a melhor opção de acompanhamento para o seu feijão com arroz. Dê preferência aos preparados com frutas frescas , uma vez que os sucos em pó e engarrafados costumam conter corantes e conservantes artificiais. Na hora de prepará-los, opte pela centrífuga, que conserva as fibras das frutas. Caso tenha apenas o liquidificador, bata as frutas com casca e acrescente uma colher (sopa) de aveia. Invista ainda nas bebidas feitas com melão, melancia e água-de-coco, que são pouco calóricas e possuem ação diurética.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Ângela Cardoso

LEIA TAMBÉM