Acerte na escolha: invista em proteínas magras para enxugar em até 3 dias

As proteínas ajudam na queima de gordura e estruturação de algumas partes do corpo. Acerte na escolha e inclua os melhores alimentos no seu cardápio diário

mulher segurando balança e com uma fita métrica no pescoço
Por Juliana Borges - 28/03/2018

Foto: Shutterstock.com

Como não são estocadas no organismo, as proteínas devem ser consumidas diariamente, sejam as de origem animal ou vegetal. Mas é importante que você acerte na escolha! As proteínas de origem animal são encontradas nos ovos, nas carnes e nos laticínios; já as vegetais, que não são consideradas de alto valor biológico como as de origem animal, podem ser encontradas em oleaginosas como soja, ervilha, lentilha e grão-de-bico.

Por que não podem faltar?

Presentes na pele, cabelo, hemoglobina, fibras musculares e unhas, as proteínas têm a função de estruturar algumas partes do corpo, regular o metabolismo e também atuar no sistema imunológico.

Acerte na escolha

As proteínas ajudam a liberar os aminoácidos (blocos de formação de proteína) necessários para serem utilizados pelas células e ainda auxiliam na reparação dos músculos. Ou seja: quer aumentar a massa magra? Invista já nas proteínas! Porém, consumi-la em excesso não é indicado, uma vez que ela pode virar gordura no organismo. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, e publicado pela The American Society for Nutritional Sciences, em 2005, a substituição do carboidrato pela proteína na dieta ajuda a reduzir o índice de gordura abdominal. Isto acontece porque substituir cinco colheres de sopa de arroz ou um prato cheio de massa, por exemplo, por um filé de frango ou de carne é menos calórico e evita o acúmulo de gordura. Além de colaborar com a estética, esta troca também previne doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

 

Texto: Júlia Prado Consultoria: Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular, do Rio de Janeiro

LEIA TAMBÉM