Abuse das saladas para manter o corpo saudável no calor!

Quer entrar em forma para o verão e manter a saúde com comidas leves? Conheça os melhores ingredientes e abuse das saladas!Quer entrar em forma para o verão com comidas leves? Conheça os melhores ingredientes e abuse das saladas!

Saladas de legumes e verduras, cenouras, espinafre, tomates
FOTO: Shutterstock

No calor, uma alimentação mais leve e rica em nutrientes é muito importante. A nutricionista Cintya Bassi conta que abusar das saladas com base de folhas verdes é ideal, devem ser incluídos alguns alimentos funcionais para incrementá-la: “a soja ajuda a manter o equilíbrio hormonal das mulheres na fase da menopausa e contribui para a redução de colesterol, o alho que auxilia na manutenção da pressão arterial, o tomate possui ação antioxidante e previne contra doenças como o câncer de próstata, frutas como a manga tem nutrientes precursores da Vitamina A, a maçã que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer de pulmão”.

Saladas de legumes e verduras, cenouras, espinafre, tomates

FOTO: Shutterstock

Rica em nutrientes

Legumes também ajudam a compor uma salada diversificada. Se desejar, opte pelos menos calóricos, como abobrinha, berinjela, nabo, cenoura e pimentão. Para conservar os nutrientes, procure prepará-los no vapor. As frutas deixam as saladas repletas de sabor para quem gosta de pratos agridoces. Como possuem fibras, fortalecem o sistema imunológico e retardam o envelhecimento do organismo, são essenciais para a saúde. Invista no tomate, manga, maçã, abacaxi, laranja e suco de limão.

Refeição completa

Para ter uma refeição completa, a nutricionista indica que entre 10 e 15% do valor calórico seja composto por proteínas: “se a opção for buscar um prato único que agregue todos os nutrientes importantes, a proteína deve fazer parte e é fácil incluí-la na salada adicionando, queijos, molhos a base de iogurte, frango, ovos, ou ainda leguminosas como grão de bico e soja. Busque opções como queijos magros (ricota e frescal) para tornar o prato menos calórico”, explica a profissional. Para incluir carboidratos sem perder a linha, ela revela que os que mais combinam com a salada são o milho, o grão de trigo, o amaranto e arroz selvagem. Porém, sempre em quantidade moderada e de forma balanceada.

LEIA MAIS: