9 truques para deixar o forno limpo e brilhante!

Fez aquela comida deliciosa, mas o forno sujou? Não se preocupe! Nós separamos 9 dicas para você limpar o fogão e deixar tudo brilhante!

FOTO: iStock.com/Getty Images

Cozinhar é uma delícia, mas manter tudo limpo e organizado deixa seu trabalho ainda mais fácil. Confira as dicas que preparamos para você deixar seu forno limpo e brilhando após o uso!

FOTO: iStock.com/Getty Images

FOTO: iStock.com/Getty Images

  • Antes de começar, proteja o piso debaixo do fogão com um pano ou jornal. Se estiver muito quente, espere até conseguir encostar a mão com segurança e retire as prateleiras para ter mais espaço para limpá-lo.
  • Aqueça o forno ligeiramente, desligue e remova o excesso de gordura e os resíduos com um pano úmido ou uma esponja molhada em água com detergente ou sabão neutro. Enxágue a esponja, limpe novamente e passe um pano úmido.
  • Nunca raspe o fogão com esponjas de aço, facas ou materiais pontiagudos e nunca utilize abrasivos, sprays e qualquer outro produto que contenha soda cáustica para limpar o interior do forno. Essas substâncias são tóxicas e deixam resíduos prejudiciais à saúde.
  • Se seu fogão estiver com uma camada mais grossa de gordura, utilize removedores de gordura específicos ou prepare uma solução de bicarbonato de sódio (2 colheres (sopa) para cada litro de água). Aplique o produto em todo o interior do forno, deixe agir com o forno ligado por uma hora, desligue e, quando estiver morno, passe um pano úmido para remover a sujeira.

SAIBA MAIS

Arroz com carne desfiada

5 receitas para fazer na frigideira

Arroz com rúcula, calabresa e catupiry®

  • Para lavar o vidro interno do forno, utilize uma esponja com detergente. Enxágue com água quente e passe um pano seco. No vidro externo, passe um pano úmido com líquido limpador de vidros e seque com papel absorvente.
  • Para as grades do forno, borrife vinagre branco e deixe agir por, pelo menos, 30 minutos. Para retirar resíduos queimados, utilize uma esponja com detergente. Depois enxágue em água corrente e seque com um pano ou deixe secar ao sol.
  • Para dar brilho às grades, com o fogão desligado, passe um pano úmido com álcool e deixe evaporar completamente antes de ligar o forno.
  • Caso tenha derramado algo durante o cozimento e estiver cheirando queimado, espalhe um pouco de sal e, depois de frio, proceda com a limpeza normalmente.
  • Para a limpeza de fornos autolimpantes, utilizes apenas um pano úmido. Passe o pano várias vezes, até que o forno fique limpo.

Texto: Nathalia Boni