9 dicas para mudar o sabor e visual dos docinhos e salgadinhos!

Quer inovar nos docinhos e salgadinhos, mas não sabe como? Nós te ensinamos! São 9 dicas que vão deixar seus quitutes lindos e saborosos! Confira!

Foto de docinhos e salgadinhos de festa.
FOTO: Shutterstock.com

Conheça maneiras de mudar o sabor e o visual de docinhos e salgadinhos!

Foto de docinhos e salgadinhos de festa.

FOTO: Shutterstock.com

Docinhos

Os docinhos podem ter a massa incrementada e ainda ganhar uma decoração diferenciada. Confira!

Clássicos

Caramelo e fondant são duas coberturas clássicas para docinhos. O fondant é um tipo de creme branco com aspecto gelado. Ele pode ser comprado pronto em lojas de produtos de confeitaria. O caramelo, que dá aparência brilhante ao docinho, é uma calda feita com açúcar, água e vinagre.

Sofisticados

Para deixar os docinhos mais sofisticados, polvilhe com paçoca esmigalhada, amêndoas em lascas, nozes, castanha-do-pará ou de caju trituradas e pistache picado.

Coloridos

Chocolate granulado colorido, Confeti® e confeitos com cores e formatos diferentes garantem um visual divertido aos docinhos. Combina muito bem com festas infantis

Massa

O tradicional brigadeiro ganha um toque especial adicionando rum, saquê, cachaça ou menta. Mas use apenas uma pequena dose para não ficar muito forte. O brigadeiro branco fica uma delícia feito com suco de maracujá.

Recheados

Docinhos recheados guardam uma surpresa. Os recheios podem ser cremes, pedaços de bolo ou frutas, como morango, uva, cereja, ameixa e damasco secos. Ao usar frutas frescas, seque-as bem para não juntar água.

Tradicionais

Para fazer docinhos mais tradicionais, as coberturas devem ser chocolate granulado, raspas de chocolate, coco ralado e açúcar cristal.

SAIBA MAIS

4 coisas que você precisa saber para fazer uma festa diet!

Cajuzinho de festa no copinho de chocolate

Docinho caramelado de coco

Salgadinhos

Incremente os salgadinhos com pequenas mudanças na massa e na hora de empanar. Aprenda a seguir!

Empanado

O segredo de um salgadinho crocante é o empanado. Passe primeiro pela clara de ovo e depois pela farinha de rosca, que pode ser caseira ou comprada pronta. Para fazer em casa, basta torrar o pão que sobrou do dia anterior, batê- lo no liquidificador e peneirar. É importante sempre peneirar a farinha para evitar grumos no empanado. Outra opção é usar a farinha panko, típica da culinária japonesa, ou empanar no macarrão tipo cabelo de anjo triturado. Você também pode substituir o ovo batido por água gelada ou leite. Para um gostinho diferente, experimente misturar a farinha de rosca com queijo parmesão ralado, orégano ou caldo de galinha em pó.

Massa

Mexa os ingredientes da massa vigorosamente, no fogo, até virar uma bola e desgrudar do fundo da panela. Isso vai deixar a massa lisinha e levinha. Modele deixando uma camada fina de massa sobre o recheio. A massa pode ser apenas de farinha ou feita com legumes, como mandioca, batata, batata-doce etc. Dose o sal, principalmente se o recheio levar ingredientes salgados, como carne-seca, calabresa ou azeitona. Vale adicionar um ingrediente a mais à massa para um gostinho especial, como alho, caldo de galinha, açafrão ou colorau.

Recheios

O recheio não deve ser muito líquido, mas também não pode ficar muito duro. Se ficar muito seco, adicione requeijão cremoso até atingir a consistência desejada. Se for rechear apenas com requeijão culinário, use-o bem gelado para facilitar a modelagem.

Texto: Sheila Junqueira