7 livros para presentear as crianças

Confira as dicas de livros infantis para crianças de todas as idades

Leitura na infância ajuda a desenvolver a criatividade, a fala e a escrita
Shutterstock Images

A leitura é um hábito que, quando desenvolvido na infância, pode aguçar a criatividade, melhorar a fala e a escrita, além de divertir e ensinar os pequenos sobre os mais diversos temas. Por isso, livros são ótimos presentes para crianças em fase de alfabetização. Confira 7 livros infantis que deveriam estar na biblioteca do seu filho.

1 – Aperte aqui

Indicado para bebês ou crianças de até 6 anos, o livro do autor francês HervéTullet tem a proposta de interagir com o leitor através da participação dele. O livro conta com desafios em cada página para que a criança realize de forma interativa com os desenhos e cores. Saiba mais sobre ele assistindo ao vídeo:

2- Onde está o elefante?

Esse livro propõe uma brincadeira: encontrar os animais escondidos na floresta. Porém, a cada página, a natureza vai diminuindo e dando espaço para a cidade. De maneira divertida, o autor Barroux estimula a criança a procurar os animais, enquanto a faz refletir sobre a influência do homem no mundo. É indicado para crianças a partir de 3 anos. 

Livro "Onde está o elefante?" da editora WMF Martins Fontes

Divulgação/ WMF Martins Fontes

3 – Mas papai…

Para quem tem filhos entre 1 e 3 anos, esse título pode ser uma ajuda na hora de colocá-los para dormir. Nessa história, os macaquinhos sempre têm uma desculpa e um pedido para fazer ao pai na hora de ir para a cama. As ilustrações são divertidas e a história deixa os pequenos envolvidos com os personagens.

Veja também

11 lições que Procurando Dory e Nemo ensinam para seus filhos

5 receitas fáceis para fazer com as crianças

Livro "Mas papai...", da editora Jujuba, promete ajudar na hora de colocar as crianças para dormir

Divulgação/ Editora Jujuba

4 – Reinações de Narizinho

Indicado para crianças a partir de 6 anos, o clássico de Monteiro Lobato vai levá-las ao universo do Sítio do Picapau Amarelo. O livro apresenta os personagens tão conhecidos pelos adultos, mas com linguagem simples e fantasiosa, que vai encantar os pequenos. É interessante para estimular a leitura de histórias mais longas e complexas.

Reinações de Narizinho é um clássico de Monteiro Lobato

Divulgação/ Biblioteca Azul

 

5 – Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira

Histórias podem ser grandes amigas das crianças, mas a leitura de poemas também é importante na infância, por estimular o entendimento de sons e novas palavras. Com isso, a autora Adriana Calcanhoto reuniu a obra de diversos artistas brasileiros nesse livro, que vai apresentar a poesia aos pequenos de todas as idades. Além dos textos, as ilustrações prometem divertir as crianças.

Livro "Antologia Ilustrada da poesia brasileira" reúne diversos poemas brasileiros

Divulgação/ Casa da palavra

6 –Meu 1º Larousse dos porquês

Se você tem uma criança curiosa em casa, esse livro promete responder muitas das perguntas que passam pela cabeça dela. Com mais de 300 respostas, ele trata de dúvidas comuns dos pequenos sobre temas diversos, explicando de maneira simples e criativa. É indicado para crianças entre 6 e 10 anos.

O livro "Meu 1º Larousse dos porquês" vai responder a diversas perguntas das crianças

Divulgação/ Larousse Editorial

7 –Extraordinário

É a história de um garoto de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética que lhe causou deformidade facial. O livro é escrito na perspectiva de Auggie e outros personagens, mostrando o dia a dia e as dificuldades de uma criança que tenta se enturmar na nova escola. Aborda assuntos como bullying, amizade e outros dilemas que as crianças enfrentam em uma história para crianças e adultos.

"Extraordinário" é um livro de R. J. Palacio

Divulgação/ Intrinseca

Texto: Mariana Kohlrausch