7 exercícios de Pilates contra estresse para fazer em casa!

Aproveite o exercício físico e os benefícios do pilates para eliminar as tensões rotineiras e manter corpo e mente trabalhando juntos pela sua saúde

pilates em casa fortalecimento glúteo e equilíbrio
Foto: Fit4Life/Divulgação Modelo: Lilian F.

Na natureza, o estresse é relacionado à sobrevivência. No entanto, mesmo não sendo de todo o mal, tudo o que é demais, acaba desequilibrando a balança do organismo. Para que o excesso de tensão não deixe você mais para lá do que para cá, o Pilates é uma ótima medida.

“Exercitar-se desta forma traz benefícios não apenas durante aula de Pilates. Esse aprendizado de si mesmo é levado para todas as situações cotidianas nos ajudando a reconhecer os estados físicos e mentais e consequentemente nos proporcionando a oportunidade de agir de forma mais eficiente e consciente, evitando situações estressantes”, comenta o fisioterapeuta e instrutor de Pilates Bruno Figueiredo.

 

1. Alongamento da musculatura do pescoço e costas

pilates em casa alongamento do pescoço e costas

Foto: Fit4Life/Divulgação Modelo: Lilian Frabetti

 

2. Alongamento da musculatura das costas e aumento da mobilidade da coluna

pilates em casa alongamento costas e mobilidade da coluna

Foto: Fit4Life/Divulgação Modelo: Lilian Frabetti

 

3. Alongamento para a musculatura da parte interna da coxa e posterior da coxa com o aumento da mobilidade da coluna

pilates em casa alongamento coxa e mobilidade da coluna

Foto: Fit4Life/Divulgação Modelo: Lilian Frabetti

 

4. Fortalecimento para a musculatura do braço e alongamento para lombar e 4 musculatura posterior de toda a perna

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Foto: Fit4Life/Divulgação Modelo: Lilian Frabetti

 

5. Alongamento da musculatura lateral do tronco e do ombro e mobilização da coluna

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Foto: Fit4Life/Divulgação Modelo: Lilian Frabetti

 

6. Fortalecimento para musculatura de glúteo posterior da coxa e lombar, estabilização e equilíbrio

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Foto: Fit4Life/Divulgação Modelo: Lilian Frabetti

 

7. Alongamento para a musculatura anterior da coxa e promoção de equilíbrio

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Foto: Fit4Life/Divulgação Modelo: Lilian Frabetti

 

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Vale destacar!

Para iniciantes, a frequência ideal é de cerca de 10 vezes por exercício com total controle sobre os músculos acionados.

 

Consultoria Bruno Figueiredo, fisioterapeuta e instrutor de Pilates, proprietário da academia Fit4Life, de Bauru (SP), www.facebook.com/Fit4LifePilates