5 receitas de chás saborosos para afastar a ansiedade

Aposte nos chás para ter mais benefícios à sua saúde. Além de saborosos, eles contribuem para o bem-estar!

Receitas Chás Contra Ansiedade
Foto: Shutterstock

Os chás são um ótimo complemento na hora de combater algum mal, desempenhando papel essencial na prevenção a doenças e seus sintomas. E no caso da ansiedade, isso não é diferente. O chá de camomila, por exemplo, é muito conhecido e utilizado para amenizar e prevenir a insônia e o nervosismo. Confira algumas ervas poderosas, dicas de como preparar os chás, mantendo seus nutrientes, e descubra os benefícios de consumi-los.

Receitas Chás Contra Ansiedade

Foto: Shutterstock

Prepare da maneira correta

Quando for preparar o chá, dê preferência às panelas que possuem revestimento esmaltado, teflon ou que sejam inteiras de vidro ou barro. O ideal é que ela seja feita de um material o mais neutro possível. As panelas de alumínio, quando aquecidas, podem liberar algumas substâncias que acabam alterando a composição química dos chás.

Use a receita original: não modifique a quantidade de ingredientes indicada na receita para tentar “potencializar” o chá. A dosagem indicada é a mais eficiente e menos prejudicial o possível para a saúde!

Capim-limão

Capim Limão Chás Contra Ansiedade

Foto: Wagner Silveira/Colaborador

Ingredientes:
* 1 colher (sopa) de folhas frescas de capim-limão picada
* 1 copo (250ml) de água

Modo de preparo
Coloque o capim-limão picado em um recipiente e amasse-o para extrair bastante o óleo da planta. Ferva a água e despeje-a sobre a erva. Tampe o recipiente durante 5 minutos. Adoce com mel a gosto e beba.

Camomila

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Ingredientes:
* 1/2 litro de água
* 1 colher (chá) de flores e folhas secas de camomila

Modo de preparo
Em uma panela, ferva a água e a camomila. Após atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e espere esfriar. Coe e beba durante o dia.

Passiflora

Ingredientes:
* 1 colher (sopa) de passiflora seca
* 1/2 litro de água

Modo de preparo
Ferva as folhas da passiflora junto com a água. Quando ela alcançar fervura, desligue o fogo. Tampe e deixe a solução abafada durante 10 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras (400ml a 600ml) ao dia.

Erva-cidreira

Ingredientes:
* 1 xícara (200ml) de água
* 1 colher (sopa) de erva-cidreira picada

Modo de preparo
Ferva a água e, após levantar fervura, adicione a erva. Deixe o recipiente tampado por 10 minutos, coe e beba. Se preferir, adoce com mel.

Lavanda

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Ingredientes:
2 colheres (chá) de flores frescas de alfazema
* 5 xícaras (1l) de água

Modo de preparo
Coloque a água para ferver e reserve as folhas em um recipiente. Após levantar fervura, desligue o fogo e despeje a água sobre. Deixe em infusão por, aproximadamente, 10 minutos e depois coe. Tome de 3 a 4 xícaras (600ml a 800ml) do chá por dia e, se sofrer com sonolência, tome metade da quantidade indicada.

 

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador

Consultoria: Danielle Osório, nutricionista; José Bassit, fitoterapeuta; Maria Cristina de Stefano, psiquiatra; Semadar Marques, analista em inteligência emocional, escritora e palestrante; Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta

 

LEIA TAMBÉM: