Confira 10 benefícios que vão fazer você praticar corrida!

As vantagens de correr são tantas que englobam da perda de peso à saúde mental. Essa atividade física possui inúmeros benefícios.

Homem, preparação para corrida, ginástica, exercícios
Foto iStock.com/Getty Images

As vantagens de correr são tantas que englobam da perda de peso à saúde mental. E o melhor de tudo, de acordo com a cirurgiã Elódia Avila, é o fato desses e de outros benefícios se prolongarem juntamente com a prática do exercício físico. A seguir, veja diversas razões para começar a correr.

 

Homem, preparação para corrida, ginástica, exercícios

Foto iStock.com/Getty Images

 

1- AUXILIA NO FUNCIONAMENTO INTESTINAL: o aumento do metabolismo e do consumo de oxigênio no cérebro garantem um melhor funcionamento do intestino.

2- REDUZ O ESTRESSE: a atividade ajuda a liberar grande quantidade de serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pelo alívio do estresse e pela sensação de bem-estar.

 

mulher fazendo caminhada

Foto Shutterstock.com

 

3- COMBATE DOENÇAS: de acordo com o educador físico Thiago Mestre, ao praticar corrida, há o aumento de uma proteína que amplia o número de neurônios no hipocampo.

 

Casal, deitados, dormindo, sono

Foto iStock.com/Getty Images

 

4- INFLUENCIA A QUALIDADE DO SONO: o educador físico aponta que a endorfina liberada durante a corrida contribui para que o praticante fique por mais tempo no estado de sono mais profundo durante a noite e o corpo descanse melhor.

5- AUMENTA A LIBIDO: a corrida pode aumentar consideravelmente as taxas hormonais – em homens e mulheres.

6- MELHORA A SAÚDE CARDIOVASCULAR: durante exercícios aeróbicos, a frequência cardíaca aumenta e com isso, os vasos sanguíneos e o coração começam a trabalhar de forma mais eficiente.

7- ESTIMULA OS OSSOS: em longo prazo, devido ao impacto dos pés com o solo, os ossos ganham resistência.

8- TRABALHA A RESPIRAÇÃO: durante a corrida, o pulmão atua intensamente. Assim, há um aumento da respiração, o que melhora a abertura e a oxigenação dos brônquios em longo prazo.

9- DEFINE O CORPO: associada a uma dieta equilibrada, o percentual de gordura diminui e a musculatura fica mais aparente. A panturrilha, coxas, glúteos, costas e braços são estimulados durante a corrida.

 

Mulher, idosa, rosto, olho verde, envelhecimento

Foto Shutterstock.com

 

10- FAVORECE O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: quem corre tem a expectativa de vida prolongada, já que a atividade diminui o risco do surgimento das doenças relacionadas ao sedentarismo, como pressão alta, problemas cardíacos, diabetes e problemas arteriais.

Saiba mais:

Hipertensão durante a gravidez

Osteoporose: quais alimentos devem ser evitados ou consumidos?

Couve é uma boa fonte de cálcio e pode substituir o leite

Consultoria Thiago Mestre, educador físico;  Elódia Avila, cirurgiã