Como limpar o rejunte e o ralo do banheiro

Como limpar o rejunte e o ralo do banheiro
Avaliação 5 - Votos 1

O rejunte pode ser um grande vilão na hora da faxina. Muitas vezes ele fica sujo, encardido, amarelo, escuro e exige dedicação e tempo no momento da limpeza. De acordo com a gerente administrativa da Proclean Andrea Palomino, por serem de base cimentícia, os rejuntes geralmente aderem qualquer sujeira de forma impressionante. “É importante entendermos que o resultado virá em função da sua dedicação a essa limpeza, ou seja, um rejunte preto e escuro dificilmente terá o resultado de limpeza 100% na primeira aplicação”, diz.

Como eliminar a sujeira do rejunte?

Para isso, a solução é utilizar um limpa-rejunte. “O produto vem com borrifador, portanto poderá ser aplicado direto no rejunte. Deixe agir por alguns instantes e posteriormente usando uma escovinha, execute a limpeza. Enxágue e se necessário reaplique novamente”, explica Andrea.

Veja também:

Como limpar o piso do box

Como limpar o box do banheiro

Se o piso for rústico, você pode utilizar um acessório, escova ou fibra mais abrasiva, do contrário não. “Preste sempre atenção, é importante limparmos o rejunte, mas não queremos riscar ou danificar azulejos. Quanto mais brilho no piso ou azulejo, menos abrasivo deverá ser o acessório para executar a limpeza”, revela a gerente da Proclean. Para evitar uma incrustação pesada, a limpeza do rejunte deve ser semanal.

Limpeza do ralo

É fácil e desagradável percebermos a hora de limpar o ralo. Aquelas mosquinhas que aparecem às vezes no ralo ou nas frestas do box são conhecidas como “moscas dos drenos” ou “moscas dos ralos”. Elas se proliferam em virtude do acúmulo de sujeiras e cabelos no ralo. Não provocam doenças, mas demonstram o momento de executar a limpeza.

“Para efetuar a limpeza, utilize um desinfetante antibactericida que age diretamente contra bactérias e fungos. Tem ação comprovada contra bactérias como salmonela e deixa um cheirinho agradável no banheiro. Essa manutenção e limpeza deve ocorrer semanalmente nos dias de limpeza profunda. No final de toda a limpeza, após finalizar o banheiro e retirar a água, coloque de 1 a 2 tampinhas de produto direto no ralo”, aconselha a especialista.

A cada 6 meses é aconselhável a limpeza geral do ralo para a retirada de excessos de sujeira e restos de cabelo. Basta retirar a tampa superior e usar luvas para limpar o local. O cloro também é indicado nessa situação, é só aplicá-lo diretamente no ralo.

“Caso haja entupimentos, é importante verificar se é um entupimento pesado ou leve. Para os leves podemos muitas vezes usar um desentupidor manual. No caso de entupimentos mais intensos, podemos tentar os produtos químicos. Esses produtos devem ser manuseados com cuidado especial porque são cáusticos e perigosos para a pele e os olhos. Devem ser utilizados numa área bem ventilada e seguir as instruções do rótulo do produto e sempre utilizando luvas. É importante tomarmos cuidados também com a mistura de muitos produtos, pois podem produzir gases perigosos”, conta a gerente da Proclean.

E lembre-se: para níveis altos de entupimento, procure sempre um profissional.

Consultoria

Andrea Palomino, Gerente administrativa da Proclean – limpeza profissional

Tags: ,

Mais lidas