Sexo e saúde

Avalie

Você pergunta, a gente responde!

Sexo e saúde

Foto: Thinkstock e Getty Images

Você tem dúvidas sobre TPM? Sabe que os homens podem sofrer de andropausa? Secura vaginal: será que você sofre disso? Para responder a todas essas perguntas, convidamos o Ginecologista e especialista em Sexologia, Maximiliano Dutra da Silva. Vale a pena dar uma olhadinha e tirar todas as dúvidas!

A TPM pode dar vontade de comer doces, como o chocolate? Por causa da TPM, a mulher pode não sentir desejo pelo parceiro? Por que algumas mulheres têm acne quando estão na TPM?
Dr: A TPM (tensão pré menstrual) engloba um conjunto de sinais e sintomas, dentre eles, o mau humor, a instabilidade emocional (choro e riso fácil), cólicas menstruais, aumento ou diminuição da libido (desejo sexual), presença de acne no corpo. Esses sintomas estão relacionados a uma queda hormonal brusca típica deste período, o que acontece todos os meses com as mulheres. É comum escutarmos no consultório relatos de vontades nessa fase, como desejo de comer chocolate. Se esses sintomas estiverem prejudicando sua vida, o mais adequado é procurar seu ginecologista, pois a TPM tem tratamento e ninguém merece ficar sentindo isso todo mês, né?

O homem também tem menopausa?
Dr: O homem tem a andropausa, ou o que chamam de climatério masculino. Ela acontece em torno dos 50 anos e é caracterizada por sintomas como irritabilidade, insônia, apatia, depressão,diminuição da massa muscular, perda do interesse sexual, dentre outros. Esses sintomas estão relacionados a uma queda natural do hormônio testosterona. Diferente das mulheres, essa queda não é brusca, mas gradual, fazendo com que esse período seja mais marcante na mulher. Assim como na menopausa, existe tratamento com bons resultados para andropausa.

O que é secura vaginal? O que ela provoca e como tratar?
Dr: A secura vaginal é uma queixa comum nas mulheres a partir dos 50 anos devido a uma queda natural de um hormônio, chamado estrogênio. A esse período damos o nome de climatério, ou menopausa, como é mais conhecido. A menopausa é marcada pela parada da menstruação e transição do período reprodutivo para o não-reprodutivo. Outros sintomas se associam, como insônia, irritabilidade e calores noturnos. Na mulher mais jovem esse sintoma é menos comum, mas pode acontecer também devido a corrimentos, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), falta de excitação, etc. Em todos os casos, vale ir até o ginecologista para começar um tratamento.

Quando procurar um terapeuta sexual?
Dr: Todas as vezes em que não estiver satisfeita com sua vida sexual ou com seu parceiro e não conseguir resolver isso com diálogo e reflexão. A área da sexualidade cresceu muito no Brasil nas últimas décadas e já existem vários profissionais atuando em sexologia humana, como terapeutas de casais, fisioterapeutas, psicólogos, ginecologistas e urologistas. Por isso, recomendamos em alguns casos serviços multidisciplinares, em que vários profissionais avaliam conjuntamente o paciente. Essa análise mais completa traz melhores resultados terapêuticos. O importante é não ter vergonha de procurar ajuda! Todos temos o direito de uma vida sexual prazerosa e saudável.

Mais lidas