Vai viajar? Saiba como não ter problemas com suas malas

Avalie
Foto: Shutterstock Images

Foto: Shutterstock Images

Arrumar as malas para uma viagem é um desafio para muita gente. O que levar? O que deixar? Tem muita coisa e não sabe o que é mais importante?

O que acaba acontecendo no final é aquela dificuldade imensa do zíper não fechar. Pior ainda quando você descobre a quilômetros de casa que trouxe tudo, menos o que mais precisava. Viagens são um momento especial, para aproveitar. Portanto, se planejar é evitar estresse.

As consultoras de organização Adriana Calixto e Denise Milan deram algumas dicas sobre o que levar na sua mala, na sua bagagem de mão e cuidados com produtos de beleza:

Bagagem de mão x Mala

É importante saber diferenciar o que levar em cada lugar, pois a bagagem de mão não pode ser muito pesada e nem sempre é fácil ou acessível abrir sua mala no meio de um deslocamento.
A recomendação para a bagagem de mão é colocar tudo aquilo que você vai precisar nas suas primeiras 24 horas de viagem.

Em caso de extravio de bagagem, você deve estar pronta para sobreviver até que sua mala seja encontrada. Por isso, leve os documentos, itens básicos de higiene pessoal (considerando as regras da empresa aérea), os medicamentos que você toma, um livro e algo para evitar o frio do ar-condicionado do ônibus ou avião. Leve também uma troca de roupa para o caso de sua mala extraviar. Caso você goste de dormir, um encosto para o pescoço também é uma boa pedida.

Evite colocar também seus objetos de valor na mala. Prefira levar joias, dinheiro e eletrônicos (tablets ou celulares) com você.

Itens essenciais para sua mala

Agora que as coisas da sua bagagem de mão já estão separadas, é hora de arrumar a mala. O conforto vem em primeiro lugar. Prefira roupas leves, tênis e sapatos mais confortáveis para usar durante a viagem. Roupas mais pesadas são recomendadas apenas para lugares fora do Brasil, onde faz mais frio. Se viajar pelo Brasil durante o verão, uma blusa de frio que você costuma usar normalmente serve.

Outra dica é levar roupas básicas que combinem entre si. Assim você não precisa colocar seu guarda-roupa inteiro na mala.

Não se esqueça de colocar seu protetor solar e demais itens de higiene na bagagem. Se o destino tiver praia ou piscina, boné ou chapéu e roupa de banho são indispensáveis.

Foto: Thinkstock/Getty Images

Foto: Thinkstock/Getty Images

Para evitar imprevistos, leve também adaptadores de tomada, seus carregadores e cópias dos seus documentos de identidade. As cópias facilitam sua vida em caso de roubo ou perda dos originais durante a viagem. Imprima também os comprovantes de reserva de hotel e compra de passagem para evitar dores de cabeça na hora do check-in.

Por fim, leve alguns sacos para colocar suas roupas sujas. Assim, ao longo da viagem, você não misturas suas roupas sujas com as limpas dentro da mala.

Sem surpresas na hora de abrir a bagagem!

Um eventual vazamento de um produto de beleza na sua bolsa pode arruinar toda a sua viagem. Para não correr perigos, primeiramente prefira recipientes pequenos e médios, considerando o número de dias da sua viagem. Sua checklist básica deve conter: xampu, condicionador, cremes hidrantes, pasta e escova de dente, algodão, demaquilante e uma lixa de unha. Deixe sua maquiagem para a bagagem de mão, mas não exagere e procure levar só o que for necessário.

Foto: Thinsktock/Getty Images

Foto: Thinsktock/Getty Images

A acetona é um item a ser deixado em casa, já que evapora facilmente. Para substituí-la, você pode levar lenços removedores de esmalte ou só comprar o produto no local de destino.

Embale seus produtos em papel filme, mais de uma vez, e os coloque em uma nécessaire boa, que, se possível, tenha um tecido impermeável.

Quantas malas! Qual é a minha?

È fácil se confundir na hora do desembarque e ficar em dúvida onde está sua mala, no meio de tantas outras com cores e tamanhos parecidos. Por isso, é importante diferenciá-la do comum. Você pode usar elásticos que funcionem como um cinto, que inclusive ajuda a proteger as malas. Coloque também uma etiqueta em sua bagagem com seus dados básicos para contato, para o caso de ela ser encontrada por outra pessoa.

Que tal aprender a fazer um acessório simples e diferencial para sua mala? Veja na galeria abaixo como fazer uma miniatura muito fofa, enviado pela Loctite:

Consultoria: Adriana Calixto e Denise Millan, da Life Organized (www.lifeorganized.com.br).

Tags: , ,

Mais lidas