Saiba como usar as redes sociais a seu favor

Avalie

Mais que ter um milhão de amigos, as redes socais (quando bem utilizadas) podem ajudar você a conquistar o tão sonhado emprego

Facebook, Twitter, linkedIn… cada vez mais as redes sociais tornam-se um recurso extra para quem está em busca de um emprego e da sonhada promoção. Por isso, é sempre bom estar atenta a aquilo que posta na internet, pois “tudo” pode ser usado a seu favor (ou contra) na disputa por uma vaga.

internet url

José Virgílio Pettri, autor do vídeo livro Redes Sociais – Manual de Instrução (SBJ Produções), explica que hoje as empresas contam com analistas de redes para avaliar candidatos e funcionários por meio de suas redes sociais. “A maioria das pessoas perde as inibições na rede, por acreditar que somente ela e para quem escreve estão vendo o post, e, por isso, acaba se tornando um alvo destes analistas, resultando m alguns casos, até em sua dispensa, devido ao comportamento inadequado em redes como Facebook e Twitter,”, comenta Virgílio.

Para evitar este tipo de dor de cabeça, ele indica alguns comportamentos que devem ser adotados na rede:

Comportamentos positivos

Ter um grupo de amigos condizente com a sua posição profissional e pessoal, mantendo contato com sua rede de parceiros. Sempre comente seus avanços e crescimento profissional e indique novos cursos e livros sobre sua profissão.

Comportamentos negativos

Postagens sobre mal estar profissional, fofocas de empresa ou colegas de trabalho, ofender a empresa, chefia ou colegas, atitudes impróprias em relação à sexualidade de terceiros, ou conversas picantes e ousadas com outras pessoas. Lavar a roupa suja numa rede social é imperdoável.

E mais dicas:

• Jamais exponha seus problemas pessoais e referentes a colegas de trabalho nas redes. Eles podem se tornar públicos e prejudicá-lo.
• Cuidado em colocar ao colocar dados pessoais e expor sua vida maravilhosa, ou não, na rede. Isso pode atrair bandidos que os usarão em golpes.
• Use as redes sociais para manter contatos e relações com pessoas que você não vê há muito tempo ou que lhe são queridas. Evite aceitar “amigos” que você não conhece.
• Seja sempre discreta. Pense nas redes como uma vitrine e que todos podem ver.

 

Texto: Denise Fernandes
Foto: Thinkstock/Getty Images

Mais lidas