Os benefícios das fibras

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Os benefícios das fibras

Foto: Thinkstock/Getty Images

Um dos ingredientes de uma alimentação saudável que muitas vezes acaba passando despercebido na hora da alimentação é a fibra. Muita gente não dá a devida importância para ela, até mesmo se esquecendo de quais são seus benefícios para o corpo humano.

A nutricionista Antoniete Cavalli afirma que as fibras são necessárias para a manutenção da saúde. “Existem muitos estudos que comprovam os benefícios das fibras no corpo humano, possibilitando a prevenção de diversas doenças”, conta ela.

Benefícios das fibras

Um indivíduo adulto precisa ingerir diariamente cerca de 25 a 30 gramas de fibras. Entre os principais benefícios desse componente estão a regulação intestinal e a prevenção do câncer intestinal. Além disso, elas ajudam na eliminação das toxinas, além do auxilio das funções cardiovasculares, por evitar que gorduras se acumulem nas veias sanguíneas.

Se você está procurando ficar com o corpo mais sequinho neste ano, as fibras também podem te ajudar. Seu consumo aumenta a saciedade e reduz a absorção de gorduras, o que auxilia na dieta.

Melhorando as funções do organismo

Diversas funções vitais também são melhoradas com a ingestão de uma quantidade correta de fibras. Elas contribuem para a manutenção da parede intestinal e para o aumento das bactérias boas do organismo, impedindo a passagem de substâncias estranhas, ou seja: toxinas, alimentos mal digeridos e bactérias ruins.

Caso essas substâncias passassem, precisariam ser metabolizadas pelo fígado e excretadas pelos rins, o que traria uma grande sobrecarga para esses órgãos.

“Com a manutenção da função intestinal, acontece um aumento da absorção de vitaminas e  minerais, que são essenciais para formação óssea e muscular, função visual,  auditiva, melhora da produção de energia, reduzindo fadiga, cansaço e moleza” , afirma a nutricionista.

Incluindo fibras na alimentação

Alguns alimentos que restaram da festa de Ano Novo podem ser incluídos desde já na sua alimentação! Dessa forma, você começa o ano cuidando da sua saúde.

Entre os alimentos mais ricos em fibras, estão destacados:

– Farelo de trigo;

– Semente de Chia;

– Aveia;

– Alimentos 100% integrais;

– Semente de abóboras e castanhas;

– Frutas, verduras e legumes.

Consultoria: Antonieta Cavalli, nutricionista da Academia Contours

 

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