Descubra as vantagens do cosmético manipulado

Encomendar um cosmético ou medicamento manipulado é como fazer uma roupa sob medida. A dermatologista Fernanda Carrilho explica que o produto manipulado possui característica de personalização e é indicado quando o mercado não comercializa um item tão específico. “É possível combinar mais de uma substância e agir em múltiplos problemas”, comenta.

O médico escolhe os princípios ativos que melhor se ajustam à necessidade do paciente para tratamentos mais específicos. Segundo Fernanda, nem sempre um produto industrializado é capaz de atingir os objetivos da pessoa. A manipulação dos ingredientes permite criar misturas capazes de combater mais de um problema com um único produto.

 

 

Vantagens de usar um cosmético manipulado

Foto: Thinkstock/Getty Images

Evita reações alérgicas

Em geral, as fórmulas manipuladas não possuem conservantes, corantes, aromatizantes ou essências, beneficiando os pacientes que são alérgicos a certas substâncias das receitas industrializadas. “O componente alérgico é analisado e um produto específico para o caso é desenvolvido”, explica a dermatologista.

É mais acessível

O preço é outro benefício dos manipulados. “Os produtos das grandes indústrias passam por um controle de qualidade rigoroso, usam conservantes mais potentes e investem em pesquisas de novos ingredientes, detalhes que encarecem o cosmético”, esclarece Fernanda.

Tome cuidado

É importante avaliar para qual fim o produto será utilizado. Dessa forma, é possível alcançar o melhor resultado e atingir as expectativas do consumidor. A dermatologista ressalta a importância de consultar um médico antes de usar os cosméticos de manipulação. O especialista vai saber indicar a melhor opção para o tratamento ou correção.

 

Consultoria

Fernanda Carrilho, dermatologista

Mais lidas